Tape Reading – Como melhorar os trades e aumentar seu lucro

Tape Reading – Como melhorar os trades e aumentar seu lucro

Tempo de leitura: 8 minutos

Tape reading é uma excelente ferramenta para os traders profissionais. É um método que lhe permite ler o fluxo de ordens enviadas no mercado na forma de pedidos de compra e venda, de forma a identificar tendências e entrar em posições com maior probabilidade de êxito. Neste artigo, exploramos como funciona o tape reading, as estratégias para dar lucro e quais as limitações desse tipo de análise.

Tape reading é a forma pura de operar e uma das estratégias mais antigas do mercado financeiro. Além disso, é muito importante no day trade e principalmente na modalidade scalp.

E mais, após tantos anos, ela se mostrou uma das formas mais consistentes de ganhar dinheiro com o mercado financeiro.

Você sabe como pode melhorar seus trades com essa estratégia?

O que é Tape reading?

traders usando tape reading antigamente

A tradução de tape reading do inglês significa “leitura de fita”. 

Antigamente, as informações de ativos negociados, seus preços, máximas, mínimas, horários e volumes eram registradas em um papel com formato de fita. Daí o nome “tape” (fita).

No Brasil, tape reading é chamado de leitura de fluxo de ordens.

Portanto, essa estratégia consiste na leitura em tempo real dos dados disponíveis nas janelas  “Book de Ofertas” ou “Times and Trades” das plataformas.

Usando a tape você é capaz de mensurar a emoção dos traders e os desequilíbrios entre oferta e demanda. E, dessa forma, formular trades se torna mais fácil.

Em outras palavras, a leitura do fluxo de ordens te permite interpretar como o preço afeta compradores e vendedores.

Além disso, você aprende a se posicionar melhor para conseguir trades com boa relação risco/retorno.

Alguns traders afirmam que tape reading é um dos principais, se não o principal indicador técnico. Isso se justifica porque você analisa os dados conforme eles acontecem em tempo real, ao contrário dos gráficos e outros indicadores, que são todos formados com os dados que já aconteceram.

Nesse sentido, para analisar o que está acontecendo no mercado precisamos analisá-lo em tempo real. E o que podemos analisar efetivamente são as ofertas e lances em cada nível de preço.

O fluxo com que essas ofertas são executadas ou não te dá a capacidade de entender melhor o mercado. Isso é tape reading.

Ou seja, ao ler o fluxo de ordens você está observando o comportamento das compras e vendas conforme elas acontecem. 

Vantagens do tape reading

Desenvolver essas habilidades melhora sua capacidade de enxergar oportunidades e escolher melhor os locais de entrada e saída. E melhorando isso, você  reduzirá seus riscos e maximizará seus lucros.

Observando o fluxo de ordens  você é capaz de perceber a força ou momentum do mercado.

Isso te ajuda a definir pontos de saída caso perceba a ponta compradora perdendo força, por exemplo.

Enfim, análise técnica não é a única ferramenta de um trader. O tape reading é incrível e te mostrará oportunidades que os gráficos não mostram.

Desvantagens

A principal desvantagem do tape reading é a sua curva de aprendizado, que é muito longa. Isso quer dizer que você precisa dedicar muito tempo para dominar essa modalidade de trade. 

Portanto, tape reading é uma excelente ferramenta que pode trazer ótimos resultados, mas você precisa pensar a longo prazo e se dedicar bastante para aprender de forma adequada.

Tape reading ou Price action

Price action é uma forma de tomar decisões de compra e venda baseada apenas no gráfico do preço e volume. Ou seja, price action significa operar sem o uso de indicadores técnicos.

Enquanto o price action se baseia na interpretação subjetiva do gráfico, o tape reading é feito apenas analisando os números de ordens e preço para entender a relação dinâmica entre oferta e demanda.

Portanto, essas duas modalidades não são opostas, mas complementares. E saber usar as duas em conjunto pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Por exemplo, apenas analisando o gráfico do preço (price action) pode ser difícil entender se o lado comprador ou vendedor está oferecendo mais pressão. Nesses casos, se você for capaz de analisar o fluxo de ordens através de tape reading, você terá uma visão mais realística sobre as negociações. Afinal, o book de ofertas mostra de fato as intenções dos investidores através das ordens apregoadas.

O que consigo ver no tape que os gráficos não mostram?

O book nos fornece dados sobre o preço, o volume e o horário que as negociações estão sendo executadas.

Ou seja, com o book você consegue ver ordens de outros players aguardando para serem executadas em diferentes preços. Vale lembrar que o book de ofertas é composto por ordens limitadas

Imagine o seguinte:

Quando você vê uma operação de fora, não existe uma compra ou uma venda. Existe um trade, ou uma negociação, apenas. 

Para esse trade acontecer precisa haver um comprador e um vendedor, claro.

Mas quem tomou a iniciativa? Qual lado foi mais ativo e agrediu o mercado? Qual lado está disposto a sacrificar o preço pela urgência em fechar o negócio? 

Players que enviam ordens a mercado estão agredindo o mercado. São eles que executam as ordens limitadas do book de ofertas.

Na prática, ao analisar o book, observe quanto tempo demora para o preço andar de um lado para o outro. Se subir rapidamente, com as ordens sendo consumidas imediatamente, significa força do lado comprador.

Veja também se existem muitos trades no mesmo preço. O mercado pode estar consolidado?

Tape reading na prática

Pense assim: a bolsa de valores funciona como um leilão continuamente. O preço sobe quando os touros (compradores) agridem o mercado, ou desce quando os ursos (vendedores) são mais agressivos.

Exemplo:

Você observa no book de ofertas, uma ordem de venda de 1500 ações a 50,75 reais e um trade executado de 1500 ações neste exato preço.

Em seguida aparece uma ordem de venda de 1800 ações a um preço mais alto, de 50,78 reais, e um trade de 1800 ações executado nesse preço também.

Depois disso, uma ordem de venda de 2000 ações é executada por completo a 50,80. 

Ou seja, estamos vendo em tempo real 3 operações sendo executadas exatamente no preço pedido pelo vendedor.

O que você percebe? Podemos imaginar que existe um comprador agressivo, um big player, sugerindo força dos touros e que provavelmente o preço subirá mais.

Operando apenas pelo gráfico, você não perceberia isso.

Tape reading melhora sua capacidade de analisar gráficos?

Sim. Quando você tem habilidade em ler o fluxo de ordens, você consegue entender melhor a formação dos padrões gráficos. Isso porque você entende a dinâmica entre oferta e demanda em tempo real.

Um exemplo disso são as linhas de suporte e resistência. No gráfico, as linhas surgem nas zonas onde você vê acumulação no book.

Além disso, quando o preço atinge uma resistência no gráfico, você pode ver no livro de ofertas como os traders reagem.

Você realmente precisa do Book de Ofertas?

O Book de Ofertas é onde ficam apregoadas as ordens de compra e de venda dos traders que operam no mercado financeiro.

Primeiramente, dominar a leitura do fluxo de ordens te dá vantagem em relação ao resto dos traders, sim. Sem discussão.

Mas a pergunta é, você precisa disso como day trader?

Não, necessariamente. Tape reading não é obrigatório para ser lucrativo. Porém, é uma ferramenta bastante confiável se for dominada.

Você pode ser um day trader bem sucedido tomando decisões baseadas em price action, em padrões gráficos, padrões de candlestick, sem precisar de tanto detalhe.

Entretanto, você pode usar tape reading. E se dominar essa técnica, aproveitará várias ótimas oportunidades, principalmente como scalper.

A curva de aprendizado é longa, mas usar tape reading é a melhor forma de obter o “feeling” do mercado. Portanto, você pode se beneficiar bastante disso.

Conclusão

O tape reading é uma abordagem muito interessante para decidir quando comprar e vender um ativo, porque você é capaz de entender a relação entre oferta e demanda em tempo real, além de perceber se há pressão compradora ou vendedora. Dessa forma, você pode se posicionar de forma mais estratégica e lucrativa no mercado.

Vale ressaltar que, apesar de ser necessário tempo de dedicação até dominá-la, essa estratégia pode ser muito benéfica, principalmente se utilizada em conjunto com outras ferramentas da análise técnica.

Enfim, espero que tenham gostado e até o próximo! Aproveite e confira também o post sobre as ondas de Elliot!

4 Comentários


  1. Muito bons esses artigos! Esclarecem tudo com muito conhecimento, boa vontade e amor no faz! Amor em ensinar algo muito importante para os outros irmãos semelhantes!

    Parabéns Arthur!

    Responder

    1. Muito obrigado, Marcos! Seu feedback me deixa muito feliz e me motiva a continuar estudando.
      Grande abraço!

      Responder

  2. Estou devorando esses posts . Incrível. Bom demais
    Aqui deveriam estar os milhares.
    Mas acontece que estudar é difícil …… obrigado por tudo isso.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *