Mercados Futuros – Você sabe como funcionam?

Mercados Futuros – Você sabe como funcionam?

Tempo de leitura: 6 minutos

O que você sabe sobre negociação de mercados futuros?

Hoje em dia, quando a economia está difícil e a vida parece estar testando como você sobreviverá a isso, há pessoas que têm a sorte de saber como superar essa crise. Se você não fazia ideia que existiam mercados futuros, nunca é tarde para aprender.

Os futuros são conhecidos por serem um, se não o mercado para Day trade mais popular atualmente. Estão disponíveis com uma ampla gama de commodities.

No Brasil, os mais populares em day trade são as negociações de contratos futuros do Índice e do Dólar.

Lembre-se, os mercados futuros são eficazes em relação ao movimento dos preços e em termos de liquidez.

O que é um mercado futuro?

Um mercado futuro é um mecanismo de negociação que permite aos participantes hedgers e especuladores se protegerem e lucrarem com preços futuros de diferentes ativos, como commodities, índices de ações ou divisas. Os contratos são acordados no momento entre as partes envolvidas, que arcam com os riscos correspondentes ao preço a ser pago ou recebido em uma data definida no futuro.

É importante lembrar que o preço dos contratos pode variar grandemente durante o curso da vida do contrato devido às flutuações nos mercados.

O que são Contratos Futuros? 

Os contratos futuros são acordos entre duas partes para comprar ou vender uma dada commodity, ativo ou índice a um preço específico em uma data predeterminada no futuro.

Eles são usados por produtores, consumidores e traders profissionais para se protegerem de variações de preço inesperadas no mercado. Este tipo de contrato permite que as partes se comprometam a negociar com base em um preço determinado, independentemente do que foi praticado pelo mercado naquele dia.

O contrato futuro funciona como um tipo de seguro para compradores e vendedores. Quando o preço no mercado à vista sobe muito, os compradores podem obter seu produto a um preços fixados anteriormente no contrato futuro. Por outro lado, os vendedores também podem fazer exatamente o mesmo quando o preço na data de entrega cair para um valor inferior ao valor originalmente estabelecido no contrato. Isso cria transparência e estabilidade nas negociações de mercado futuro.

O que o futuro reserva? Entendendo a lógica dos contratos

Não confunda esse tipo de investimento com a forma como se investe no mercado de ações, em que você se torna dono de parte de uma empresa, por exemplo. Com futuros, você realmente não possui nada.

A ideia aqui é que você especule o que o futuro reserva em relação aos preços das commodities que você estará negociando. Em outras palavras, você especula sobre quais serão os preços de tais mercadorias no futuro.

Para iniciar o processo, você deve investir um capital suficiente para depositar em uma corretora. Dessa forma, a última terá a certeza de que você é capaz de pagar por suas perdas no caso de sua negociação terminar em prejuízo.

Um exemplo desse tipo de empreendimento é um agricultor que optou por vender o futuro de sua safra, nesse caso, trigo. Ele o fará se achar que o preço cairá antes da colheita.

trigo como commoditie negociada em mercados futuros

Nesse sentido, alguém que também esteja interessado em trigo, como um fabricante de pão, decidirá comprar o futuro se achar que o preço do trigo aumentará antes de sua colheita.

Ou seja, aconteça o que acontecer com o preço de tal mercadoria, o agricultor e o fabricante de pão tem a certeza de um preço garantido.

Agora imagine que alguém investirá no mercado futuro como trader. Essa pessoa está interessada nas mudanças que podem acontecer com o passar do tempo em curtíssimo prazo. E ele quer se beneficiar com o processo de compra e venda com lucro.

Dessa forma, você pode concluir que esse tipo de trade pode ser comparado a um plano de seguro dedicado a pessoas envolvidas com a negociação e com o investimento.

Como funcionam os preços de mercado futuro? 

O preço de mercado futuro é determinado pela oferta e demanda no momento. Contudo, existem alguns fatores adicionais a considerar, como as mudanças nos preços das commodities, os possíveis impactos do clima sobre a produção e outros fatores específicos que podem ter um grande peso no valor dos contratos futuros. Quando ocorre uma grande volatilidade no mercado, o lucro ou prejuízo em negociações a termo pode ser calculado em tempo real, assim você sabe se está obtendo o melhor rendimento possível.

Mercados futuros – Há dinheiro nos negócios

Assim como em qualquer tipo de aposta, se você estiver envolvido em negociações e investimentos no mercado futuro, precisará criar estratégias.

Você tem que estudar seus movimentos e certificar-se de calcular cada passo que você dá à medida que avança na operação. Você não pode simplesmente confiar na boa sorte quando já há dinheiro envolvido.

Além disso, você precisa acompanhar o que está acontecendo no mercado em que operar. Dessa maneira, você será capaz de planejar como se moverá e o que mais poderá fazer para ganhar e evitar o loss no decorrer das operações.

Operar e ser bem-sucedido nos mercados futuros com certeza é possível. Mas isso definitivamente não vai acontecer da noite para o dia. É preciso dedicação e disciplina.

Principais contratos futuros para operar day trade

No Brasil, a BM&F Bovespa (B3) inseriu derivativos de ativos financeiros no mercado futuro.

Os derivativos são instrumentos financeiros que tem seu preço derivado de um ativo, índice e até taxas de juros.

Os principais contratos futuros negociados em day trade no Brasil são o mini Índice e o Mini Dólar. Eles são contratos derivativos, já que o mini Índice deriva do Índice Ibovespa e o mini Dólar deriva do preço do dólar comercial.

Quais são os principais riscos envolvidos? 

Os contratos futuros a termo apresentam alguns riscos importantes que devem ser considerados ao planejar seus negócios. O risco de contraparte é o mais significativo, pois existe sempre a chance de uma das partes envolvidas não cumprir com os acordos estabelecidos.

Outro elemento importante é o risco de taxa flutuante: com frequência, o preço do mercado para um ativo específico mudará consoante as condições do mercado.

Além disso, é importante notar que os contratos futuros são produtos alavancados com o potencial de causar prejuízos ainda maiores do que os ganhos em seu processamento. Como resultado, este tipo de negociação não é adequado para todos os investidores e deve ser considerada cuidadosamente antes de começar a travar esta forma de negociação.

 

Depois disso, você pode prosseguir com seus planos e analisar melhor como operar mercados futuros.

 

Bons futuros trades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *