O Que É Price Action? Para Que Serve E Como Utilizá-lo

O Que É Price Action? Para Que Serve E Como Utilizá-lo

Tempo de leitura: 12 minutos

Conheça o Price Action, a estratégia mais importante em Wall Street e saiba como ele pode te ajudar a fazer negociações lucrativas. Descubra o que é Price Action, como ele funciona e quais são as ferramentas necessárias para usá-lo no dia-a-dia do mercado de Day Trade.

Muitos traders vem utilizado o Price action em suas operações de day trade. Afinal, essa técnica se baseia na movimentação dos preços reais, atuais e imediatos de um ativo.

E se for bem aplicada, ela pode fornecer dados confiáveis para a tomada de decisões mais assertivas.

Veja nesse post tudo o que precisa saber sobre o que é price action, como ele funciona e quais as vantagens de usá-lo em suas operações como Day trader.

O que é price action day trade?

É uma forma de análise técnica sem o uso de indicadores.

Como assim?

Em português, esse termo significa “ação do preço”.

Price action é o comportamento do preço de uma determinada moeda, produto, estoque ou outro instrumento de negociação durante um determinado período de tempo.

Diferentemente do que muita gente pensa, o price action não é uma prática recente. Essa técnica já é utilizada há séculos.

Basicamente, o price action é um método que analisa o padrão de comportamento dos preços de um ativo, que normalmente são traçados em um gráfico de candlestick.

Em outras palavras, Price action é o estudo de padrões específicos de preços que observamos nos mercados.

Dessa forma, estudando a aparência desses padrões de Price action e exatamente como operá-los, podemos desenvolver toda uma estratégia de negociação em torno deles.

Esses padrões ou configurações do preço são os chamados “setups”. Falaremos sobre eles mais adiante.

Price action – Para que serve?

Ele é utilizado com o objetivo de revelar qual é a real intenção dos operadores ao negociar ativos. Isso para que os praticantes dessa técnica consigam ter uma perspectiva sobre os movimentos futuros para geração de lucro.

A análise da ação do preço permite que você veja exatamente o que está acontecendo em um determinado mercado, simplesmente estudando o comportamento do preço ao longo do tempo.

Em outras palavras, o Price action é um traço visual da situação da oferta e demanda no mercado e reflete as expectativas e crenças de todos os participantes do mercado.

É óbvio que jogadores maiores e mais informados deixam uma marca mais perceptível no gráfico.

Portanto, analisando o comportamento dos preços durante certo período de tempo, podemos fazer uma suposição razoável sobre o que as pessoas “conhecedoras” fazem nos mercados.

Como traders no mercado financeiro, nosso objetivo é avançar na direção dos movimentos de preços criados por players maiores que podem impulsionar o mercado.

Criando nosso método de negociação com base em várias configurações de price action repetidas e testadas pelo tempo, nos damos a melhor chance de usar a dinâmica do mercado para obter um lucro estável.

Existem certos “eventos” de preços que ocorrem nos mercados repetidamente, e se você aprender a identificar e negociar esses eventos poderá criar uma estratégia de negociação com uma alta probabilidade em torno deles.

gráfico de candlestick
Gráfico de candlesticks

Price action é pura, simples e eficiente

A price action fornece um método de negociação simples, direto e, o mais importante, eficaz.

Isso permite concentrar sua energia e tempo nas negociações reais, em vez de tentar descobrir quais numerosos indicadores usados ​​por muitas pessoas tem a oferecer.

Simplesmente não há razão para adicionar variáveis ​​desnecessárias à sua negociação, como indicadores ou software de negociação, quando a ação do preço (Price action) nos fornece a melhor estratégia de negociação possível, sem qualquer confusão.

Simplificando, negociar não é tecnicamente difícil e é fácil aprender a negociar movimentos de preços em um gráfico de preços limpos, sem muitos indicadores.

A parte mais difícil da negociação é controlar suas emoções e manter a disciplina, em vez de ler um gráfico de preços.

No entanto, a maioria dos traders dificulta a leitura do gráfico de preços, então eles simplesmente aumentam a complexidade do processo de negociação com muitos indicadores.

Quanto mais cedo você perceber se negociar com todos esses indicadores funciona para o seu perfil ou não, melhor para você.

 

O que é um “setup” com price action?

“Setup” é uma configuração do preço no gráfico que oferece ao trader uma alta probabilidade de prever a movimentação do mercado.

Essa configuração pode ser baseada em leitura de candles, com os padrões de candlestick, ou em figuras e padrões gráficos.

Por exemplo, você pode decidir operar apenas rompimentos de linhas de tendência (veremos adiante); ou operar movimentos de reversão baseado em padrões de candlestick, etc.

Para assumir o controle dos mercados, precisamos harmonizar nossos métodos de negociação. De fato, todas as nossas operações de negociação devem ser consistentes se queremos ser traders consistentemente lucrativos.

A análise de price action fornece a você o know-how para reconhecer determinados padrões de preços que ocorrem repetidamente no mercado. Isso fornece a chave para a consistência que muitos negociadores desejam, mas que poucos conseguem.

Ebook com Mais de 50 Padrões de Candlestick

Insira o seu e-mail abaixo para receber grátis o Ebook!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

De que forma é feita a análise dos gráficos no price action?

Antigamente, a análise no price action era feita apenas tendo como base o indicador do volume juntamente com o gráfico.

Teoricamente, o uso de indicadores técnicos desconfigura o Price Action, que deveria ser baseado apenas na movimentação do preço e volume. Afinal, este é um importante dado para confirmação de movimentos.

Contudo, algumas escolas consideram a utilização de indicadores como médias móveis ainda dentro das técnicas de price action.

Como price action é baseado em leitura de candle e figuras e padrões gráficos, falaremos um pouco sobre eles a seguir.

 

Figuras e Padrões Gráficos

As figuras se formam no gráfico a partir da movimentação do preço. Você deve conhecê-las para aproveitar boas oportunidades de gerar lucro, já que algumas são de alta confiabilidade.

A seguir falaremos sobre os principais conceitos.

Linhas de suporte e resistência

price action e linhas de suporte e resistência

O trader, ao plotar a linha horizontal na área mínima de um ativo (fundos) em um timeframe (tempo gráfico) específico, ele consegue ver o que chamamos de linha de suporte para o ativo.

Do mesmo modo, quando ele traça uma linha horizontal, só que agora na área máxima de um ativo (topos), ele consegue visualizar o ponto de resistência desse ativo.

Linhas de suporte mostram regiões onde existem vários interessados em comprar, então o preço dificilmente cairá.

Já linhas de resistência marcam áreas onde o preço parece alto demais e existem muitos interessados em vender, por isso será mais difícil subir.

Suportes e resistências são boas evidências de que a emoção move o mercado. Uma dessas emoções é o arrependimento.

Por exemplo: um operador que não comprou uma ação a 50, e viu a ação subir até 60, sentirá arrependimento e provavelmente comprará quando a ação voltar a 50. Esses operadores arrependidos são uma das explicações das áreas de suporte e resistência.

Outra emoção é a dor da perda. Se uma ação em queda for negociada durante várias semanas na região dos 30, muitos operadores pensarão que encontraram o fundo e comprarão ações.

Além disso, se o preço cair ainda mais até 20, os espertos sairão logo com uma perda reduzida por volta dos 28 ou 29 reais.

Os amadores se agarram na operação, sofrendo, e quando o preço voltar na casa dos 28, se desfazem das posições quando lembram da dor da baixa, saindo com prejuízo ou no zero a zero, totalmente desgastados.

Enquanto isso os profissionais já estão procurando novas oportunidades.

Ao operar suportes e resistências, a premissa básica seria: “compre nos suportes e venda nas resistências”.

Rompimentos de suportes e resistências fornecem algumas das melhores oportunidades de lucro, porém opere com cuidado, já que 70 a 80% dos rompimentos são falsos.

 

Linha de Tendência

linha de tendência de alta no price action

Linha de tendência é a linha que une topos consecutivos numa tendência de baixa, ou que une fundos consecutivos numa tendência de alta. Veja na imagem.

Quando o preço forma topos e fundos ascendentes no gráfico, temos uma tendência de alta. Já quando são visualizados topos e fundos descendentes, temos uma tendência de baixa.

Após traçar uma linha de tendência de alta (LTA), se traçarmos uma linha paralela a ela unindo os topos, teremos um canal de alta, que representa uma faixa de negociação.

O oposto também funciona com linhas de tendência de baixa (LTB).

 

Linhas paralelas

Quando a união dos topos e fundos consecutivos constrói linhas paralelas e horizontais do gráfico, temos um mercado em consolidação ou lateralizado. Ou seja, nesses casos não há tendência nem de alta nem de baixa.

Alguns traders afirmam que em 90% do tempo o preço se encontra num canal ou numa lateralidade.

 

Canais

canal de baixa e linha de tendencia de baixa em price action

Os canais são faixas de negociação do preço construídos a partir de linhas paralelas ligando topos e fundos adjacentes.

Se as linhas forem horizontais, teremos um canal lateralizado, ou mercado em consolidação.

Já se as linhas forem inclinadas para cima (linha de tendência de alta) teremos um canal de alta.

Por outro lado, as linhas são inclinadas para baixo (linha de tendência de baixa) em um canal de baixa.

A linha superior dos canais funciona como linha de resistência, e a linha inferior como linha de suporte. Portanto, os canais nos fornecem bons parâmetros de locais de entrada ou realização de lucro.

Rompimentos de canal também são boas oportunidades de trades, já que são praticamente a mesma coisa dos rompimentos de LTA e LTB.

 

Price Action – Leitura de Candlestick

O candlestick é a unidade gráfica que representa o preço de abertura, fechamento, máxima e mínima de um determinado período.

Estrutura de um candlestick
Estrutura dos candlesticks

O corpo e sombras, ou pavios, formam um candle (vela em inglês).

Ao analisar as formações de candles, as principais informações são:

  • Tamanho da sombra, tanto superior quanto inferior;
  • Tamanho do corpo;
  • A posição do preço de fechamento.

As sombras representam a força do lado oposto, ou a rejeição do preço naquele nível. Ou seja, uma sombra muito longa significa a rejeição do preço, sendo mais difícil de ultrapassar aquele nível.

Muitos candles com sombras relativamente longas significam que o mercado está variando muito. Isso acontece em regiões de bastante briga entre touros e ursos, como nas consolidações.

Candles com pouca ou nenhuma sombra representam força da tendência atual. Por exemplo, numa tendência de alta, se você observar candles verdes com corpo grande e pouca sombra, isso significa que a tendência de alta deve permanecer.

Em contrapartida, o tamanho do corpo dos candles é um bom reflexo da força do movimento direcional.

Dessa forma, quanto maior o corpo, mais força o movimento tem e, portanto, provavelmente seguirá na mesma direção.

Por fim, a posição do preço de fechamento. Na verdade ela é importante, pois é o que definitivamente vai formar o candle.

Quanto mais próximo o fechamento estiver da máxima, mais fortes os touros. Quanto mais próximo da mínima, mais fortes os ursos. Se fechamento ficar no meio do candle, temos um sinal de neutralidade ou indecisão do mercado.

Existem vários padrões e tipos de candlesticks que podem prever a movimentação do preço e fornecem oportunidades para trades.

 

Vantagens do price action

Utilizar o price action nas operações de day trading traz diferentes vantagens, sendo que as principais delas são:

  • Toda a análise é feita de maneira simplificada, sem confusão com muitos indicadores;
  • A leitura rápida e prática do gráfico permitem maior agilidade na tomada de decisões;
  • Oferece várias oportunidades de trades ao longo do dia;
  • Seus padrões em geral tem boa confiabilidade.

Conclusão

Price action é uma forma de operar o mercado, baseado apenas na movimentação do preço e volume de negociação de um determinado ativo.

O price action proporciona uma visão clara e objetiva de como operar no mercado financeiro de forma estratégica, minimizando os riscos e, com isso, aumentando o seu potencial de ganho.

E mais, os setups de price action, pontos de entrada e saída, configuram-se em padrões e figuras gráficas ou em padrões de candlestick.

Excelente treinamento e orientação geralmente acompanham a excelência em qualquer profissão.

Para aprender estratégias de negociação estáveis ​​e lucrativas com price action, você deve aprender com alguém que opere com esse método e testá-las por conta própria.

Por fim, adquira uma educação sólida sobre estratégias de price action e prometo que você estará sempre no caminho de bons trades.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

6 Comentários


    1. Gostei da postagem, a gente ver muito no youtube, mas, uma leitura fixa mais na memoria e deixa a gente mais confiante. Vamos ver na prática!

      Responder

  1. Muito boa explicação! Estou ingressando no mercado de opções binárias e utilizarei como base price action. Essas informações reforçam minha decisão! Showww

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *