Aprendendo Análise Técnica – Guia Para Iniciantes

Aprendendo Análise Técnica – Guia Para Iniciantes

Tempo de leitura: 11 minutos

Análise técnica, ou análise gráfica, é o estudo da movimentação dos preços e representações gráficas para tomada de decisões de compra e venda na Bolsa de Valores. Além disso, é uma técnica muito empregada pelos traders para saber onde comprar e vender um ativo.

Existem muitas informações sobre análise técnica na Internet, mas você deve se manter organizado para não ficar confuso e cometer erros se quiser se tornar um trader melhor e mais lucrativo. Em outras palavras, você precisa saber como começar a operar de forma responsável.

A análise técnica engloba uma grande quantidade de informação, mas neste post pretendemos organizar uma visão geral das áreas mais importantes. A partir disso, você poderá pesquisar e se aprofundar nos assuntos que achar mais relevante.

  1. Teoria de Dow
  2. Candlesticks
  3. Volume
  4. Tendências
  5. Médias móveis
  6. Padrões gráficos
  7. Indicadores
  8. Psicologia

Teoria de Dow

Charles Dow foi um jornalista e estudioso dos mercados financeiros, sendo co-fundador do Dow Jones & Co juntamente com Edward Jones e Charles Bergstresser. Além disso, foi fundador no The Wall Street Journal, uma das mais importantes publicações sobre economia e finanças do mundo.

Sua pesquisa sobre a movimentação dos mercados deu origem à Teoria de Dow, que se baseia em 6 princípios:

 

1.    O preço desconta tudo

A Teoria de Dow presume que todas as notícias ou eventos importantes para uma ou mais ações da bolsa de valores já estão precificadas pelo mercado.

A única exceção são eventos catastróficos impossíveis de serem previstos, como atentados terroristas e desastres naturais.

 

2.   Mercados se movem em tendências

As tendências podem ser de alta, de baixa ou em consolidação (lateralizada). Elas, por sua vez, são divididas em fases primária (longo prazo), secundária (médio prazo) e terciária (curto prazo).

 

3.   A tendência primária possui 3 fases

De acordo com a Teoria de Dow, a tendência primária passa por uma fase de acumulação, participação pública e distribuição.

 

4.   Princípio de confirmação

Para uma tendência ser verdadeira ela deve ser confirmada por outros dois índices de uma empresa, por exemplo, ações PNA e ON.

Na teoria original são descritos os índices Dow Jones Industrial Average (DJIA) e Dow Jones Transportation Average (DJTA) como aqueles que devem coincidir com a tendência.

 

5.   O volume precisa confirmar a tendência

Outra característica de uma tendência verdadeira é a confirmação de seu início com o aumento expressivo no volume.

Portanto, até esse pico no volume não acontecer, prevalece a tendência anterior.

 

6.   Uma tendência é válida até que seja substituída por outra oposta

Parece óbvio, mas nem todos sabem reconhecer uma mudança real na tendência. Espera-se que, no final de uma tendência de alta, formem-se topos e fundos descendentes.

Numa tendência de baixa, o surgimento de topos e fundos ascendentes confirma a reversão.

 

Candlesticks

Munehisa Honma é considerado o pai dos candlesticks. Ele era um comerciante de arroz no mercado de Osaka, no Japão, durante o século 17. Ele criava representações gráficas utilizando os preços de abertura, fechamento, máxima e mínima do dia anterior para tomar decisões de compra ou venda. Com essas informações, enviava ordens através de mensageiros até Osaka.

Através do estudo de suas anotações ele percebeu, além da relação entre oferta e demanda, a forma como a emoção dos comerciantes (traders) influenciava o preço da mercadoria.

Funciona até hoje devido à consistência das emoções humanas.

O que representa um candlestick?

componentes de um candlestick

Um candle é a representação da variação de um preço num determinado período. As sombras, ou pavios, mostram as máximas e mínimas do preço. Se o fechamento é maior que a abertura, o candle é verde.

Caso o fechamento ficar abaixo da abertura, o candle é vermelho. E se a abertura e o fechamento coincidirem, ou seja, o candle não terá um corpo verdadeiro, teremos um candle chamado doji.

observe um candle no gráfico de candlestick
Gráfico de candlesticks

Veja o candle acima no gráfico. Você vê uma longa sombra inferior e um pequeno corpo. O preço caiu bastante e atingiu a mínima. Foi quando os touros compraram essa queda e fecharam próximo da abertura.

Isso significa que quanto maior a sombra inferior, maior a força dos touros. Quando maior a sombra superior, maior é a realização do lucro naquela região.

É importante olhar para as formas dos candles e entender o que eles significam, além de reconhecer candles de força e candles que mostram fraqueza da tendência.

 

Volume

É a quantidade de ativos comercializados durante dado período de tempo.

Portanto, se você estiver num gráfico de 5 minutos, 1 barra do volume representa a quantidade negociada naqueles 5 minutos.

Existe uma diferença entre volume em reais e volume de papéis.

Para entender, imagine duas situações:

  1. Negociação de 1.000 ações, custando 1 real cada;
  2. Negociação de 500 ações, custando 20 reais cada.

Em termos de volume de papéis (nesse caso, ações), o volume foi maior na situação A (1000 ações negociadas, em comparação a 500 ações na situação B).

Já em termos de volume em reais, a situação B ganhou, pois a operação envolveu um total de 10.000 reais (número de ações x preço por ação = 500 x 20 = 10.000).

É importante entender essa diferença de métrica, porque se você comparar duas ações com preços diferentes, o volume de ações negociadas isoladamente não nos dá a informação valiosa do volume de dinheiro sendo negociado.

O volume também indica liquidez e várias outras dicas a respeito do mercado. A liquidez dá volatilidade e cria oportunidades para operar. Portanto, volume e liquidez consistentes são muito importantes para escolher em qual mercado operar.

Além disso, o volume fornece dicas sobre a força da tendência. Se observarmos aumento de volume durante uma tendência de alta, isso representa força dos touros. Caso o volume decaia numa tendência de alta, talvez a força dos touros esteja diminuindo e o movimento esteja chegando ao fim.

 

Tendências

Uma tendência de alta é quando o preço forma topos e fundos ascendentes. Uma tendência de baixa, por outro lado, é caracterizada por topos e fundos descendentes.

Existem formas de operar a favor ou contra a tendência. E é por isso que você sempre deve considerar a tendência antes de operar, pois as estratégias não são as mesmas.

Mesmo que você não se torne um day trader, saber reconhecer a tendência é importante também para tomada de decisões em investimentos de longo prazo.

análise técnica e como operar com médias móveis

Nesse exemplo, se você fosse operar a favor da tendência, as entradas devem ser nos pullbacks quando o preço se aproxima da média e devem ter alvo mais longo.

Para operar contra a tendência, a ideia é entrar em pontos sobrevendidos com alvos mais curtos nas pequenas correções do mercado.

 

Médias Móveis

Uma média representa a soma dos valores de um determinado conjunto de dados, dividido pelo número de dados fornecidos no conjunto.

Uma média móvel é quando esse processo de média se repete conforme o tempo avança, usando os dados mais recentes fornecidos pelo gráfico e excluindo os últimos.

Existem 2 tipos: média móvel simples e exponencial.

A média móvel simples é o cálculo da média do preço (geralmente de fechamento) de dado número de períodos.

Por exemplo, a soma dos preços de fechamento nos últimos 50 períodos, dividido por 50. O período é definido pelo tempo-gráfico (5 minutos, 15 minutos, 1 dia…).

A média móvel exponencial tem fórmula que dá mais peso para o preço dos períodos mais recentes, em detrimento dos mais antigos.

Elas funcionam muito bem para identificação de tendências.  Se a média for inclinada para cima indica tendência de alta, se inclinada para baixo indica tendência de baixa, e se estiver na horizontal, teremos um mercado lateralizado.

Quanto mais longa, mais forte. Ou seja, uma média móvel de 200 períodos é mais forte do que a de 20, por exemplo.

Você pode operar usando as médias móveis como suportes e resistências. Numa tendência de alta, a média funciona como suporte. Numa tendência de baixa, ela funciona como resistência.

média móvel de 200 períodos como suporte

No caso acima, observe como o preço respeita a média móvel exponencial de 200 períodos (MME 200), que funciona como um suporte importante.

 

Padrões Gráficos

O gráfico de candlestick é o principal instrumento dos traders. E neles, os padrões ou figuras gráficas são talvez as informações mais importantes e confiáveis da análise técnica.

Eles se formam devido ao comportamento psicológico dos compradores e vendedores no mercado. Os padrões gráficos se repetem porque as emoções humanas se repetem, principalmente devido à memória da dor de perder dinheiro.

E ainda, as figuras que se formam com a movimentação do preço delimitam zonas de suportes e resistências, oferecendo boas oportunidades de operar, principalmente em rompimentos.

Os principais padrões gráficos são:

  • Triângulo ascendente;
  • Triângulo descendente;
  • Canais e retângulos;
  • Bandeira de alta;
  • Bandeira de baixa;
  • Flâmula de alta;
  • Flâmula de baixa;
  • Ombro-cabeça-ombro (OCO);
  • OCO invertido.

padrão gráfico em análise técnica triângulo ascendente

Se quiser saber mais, fizemos um artigo para falar apenas de figuras e padrões gráficos de maior relevância para day trade.

 

Indicadores em Análise Técnica

É uma forma complexa de representar dados do mercado através de cálculos matemáticos.

Os cálculos basicamente são feitos com as mesmas informações que um simples candle nos informa.

Repare que o objetivo dos indicadores técnicos é sempre o mesmo: tentar aumentar nossa capacidade de prever a movimentação do preço e reconhecer melhores pontos de entrada ou saída.

No entanto, como eles representam o que já aconteceu, sempre existe um atraso de informações.

Exemplos de indicadores: MACD, Relative strength index (RSI), estocástico, bandas de Bollinger, etc.

Existem muitos indicadores e a pergunta é: como usar algo que você não entende?

Portanto, se você quiser usar um deles, gaste um tempo para compreender de que forma eles são calculados, a fim de ter uma ideia mais clara dos motivos que levam a tomada de decisão.

 

Psicologia

Há séculos o pai dos candlesticks percebeu que os candles representam a emoção dos comerciantes e entender isso é importantíssimo para operar no mercado financeiro.

Alguns padrões de candlesticks são idênticos, mas tem significados diferentes dependendo de onde aparecem no gráfico.

Por exemplo, um doji num topo durante uma tendência de alta pode indicar reversão do mercado, pois significa indecisão do mercado e talvez os touros estejam perdendo força.

Por outro lado, se ele aparecer no meio de um movimento longo representa apenas indecisão momentânea e não tem tanta importância em termos de price action.

 

Conclusão

Utilizando dados quantitativos do passado e percepções da psicologia de mercado, a análise técnica tenta prever o comportamento futuro do mercado.

As ferramentas da análise técnica mais utilizadas no day trading são os padrões gráficos e indicadores técnicos.

Como dica, se você está iniciando na profissão trader, procure dar mais relevância e se empenhe mais no que é mais simples, pois dá mais resultado. Depois, quando já tiver mais experiência, aprofunde-se em indicadores técnicos, se for do seu interesse.

 

Se você está começando, aproveite também para ler quais os custos envolvidos nas operações intradia.

2 Comentários


  1. Com uma boa leitura dessas, pude ter uma outra visão e, principalmente, entender coisas simples que eu pensei que já estava entendo, mas não estava. Obrigada pelo seu tempo cedido a essas informações!

    Responder

    1. Eu que agradeço pela sua atenção, Josiane! Realmente, na vida, algumas informações só fazem sentido pra gente depois de ganharmos uma certa bagagem de conhecimento e/ou experiência prévia.
      Por isso, nós precisamos continuar estudando sempre. Inclusive, é exatamente disso que se trata a “virada de chave” no trade. Alguma coisa “clica”, e várias coisas que pareciam óbvias ou muito fáceis antes, passam a fazer sentido e tudo se encaixa.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *