Tempo de leitura: 10 minutos
A representação do mercado de ações por meio de um gráfico é a melhor forma de entender o setor financeiro. Principalmente quando o que se exige são respostas rápidas. Desta forma, interpretar os padrões gráficos no intraday é essencial para quem deseja realizar boas operações nesse mercado.
Os gráficos são geralmente a primeira ferramenta na qual o trader terá contato assim que começar a entender o mercado.
Além disso, ele é, também, uma peça chave na análise técnica dos ativos. Por isso, é tão importante que o operador saiba interpretar as informações exibidas.
Pensando nisso, trouxemos nesse artigo o básico sobre os padrões gráficos no intraday, desde os formatos mais utilizados até os tipos de formação e como interpretá-las.
Então, se esse assunto te interessa, não deixe de conferir esse post até o final!
Padrões gráficos no Intraday – Conheça os tipos de gráficos da bolsa
Como você já deve saber, operações intraday são iniciadas e concluídas no mesmo pregão. Ou seja, esse tipo de operação começa e termina entre a abertura da bolsa e seu fechamento, no mesmo dia.
Neste caso, a maioria dos trades preferem acreditar na precisão das ferramentas assim como ficar de olho nos gráficos ao em vez de acompanhar as notícias.
Os gráficos fornecem a esses operadores informações sobre as tendências bem como os pontos de preços. Na verdade, é possível operar apenas com os dados do gráfico.
Deste modo, é de extrema importância que você compreenda os tipos de gráficos utilizados e as informações fornecidas por eles.
Gráfico de linhas
Esse é o gráfico mais simples para a análise de padrões gráficos no Intraday. Ele consiste, basicamente, em linhas que conectam os preços de fechamento da ação em questão para um período de tempo predeterminado.
Gráfico de barras
Neste, a linha a esquerda marca o preço de abertura e o a direita marca o preço de fechamento. Já a reta vertical traz o preço máximo em seu topo e o preço mínimo embaixo.
Gráfico de velas (candlestick)
Outro tipo onde é possível analisar os padrões gráficos no intraday é o Vela, ou em inglês, Candle. Ele é muito similar ao gráfico de barras, porém nele os preços de abertura bem como de fechamento ficam lado a lado e são diferenciados pela cor das figuras.
Tempos-gráficos no intraday
As melhores representações do mercado quando se quer analisar os padrões gráficos no intraday são os de minutos, com timeframe de 1 minutos, 5 minutos, 30 minutos e até 60 minutos.
De modo geral, quanto maior a agressividade com que você deseja operar, menor deve ser o timeframe.
Os padrões gráficos são mais confiáveis quanto maior o tempo gráfico, já que gráficos de tempo mais longo reduzem os ruídos especulativos do mercado.
A análise de figuras gráficas
A partir dessas representações é possível identificar padrões gráficos no intraday que se repetem constantemente no mercado. E podem ser utilizados para projetar os próximos movimentos dos preços e, assim, escolher os melhores ativos para operar.
De modo geral, essas formações podem ser classificadas em três grupos: reversão, continuidade e os bilaterais.
Reversão
Os padrões gráficos de reversão indicam que há uma mudança na tendência e, por conta disso, os preços provavelmente se reverterão.
Continuidade
Quando os padrões gráficos no intraday são classificados como formação ou figuras de continuidade, isso que dizer que os preços devem continuar seu curso na mesma direção da tendência anterior.
Bilaterais
Os padrões bilaterais basicamente significa que os preços envolvidos nas operações da bolsa podem ir para qualquer lado.
Principais padrões gráficos em análise técnica:
- Triângulo ascendente
- Triângulo descendente
- Retângulos
- Bandeira de alta e baixa
- Flâmula de alta e baixa
- OCO – ombro-cabeça-ombro
- OCOI – ombro-cabeça-ombro invertido
São os padrões com maiores níveis de confiabilidade em análise técnica e acontecem com frequência. Existem outros padrões, porém mais raros. Como são raros, não vou entrar em detalhes, já que inicialmente faz mais sentido estudar e dominar os padrões mais comuns e que funcionam muito bem.
Conhecer os padrões gráficos é extremamente importante, pois podem nos indicar padrões de reversão ou continuidade da tendência e oferecer ótimas oportunidades de lucro.
Por exemplo, a formação de uma bandeira de alta é muito sugestiva de que a tendência de alta continuará (padrão de continuidade). Então, nesse caso, você deve operar a favor da tendência.
Padrões gráficos – Triângulo Ascendente
O triângulo de alta se forma com uma pequena consolidação no meio de uma tendência de alta. Os topos ficam no mesmo nível e os fundos cada vez mais altos.
Para ser configurar um triângulo, necessita de pelo menos 4 toques nas margens da figura.
Geralmente o rompimento do triângulo acontece na mesma direção da tendência anterior, caracterizando uma figura de continuidade.
Triângulo Descendente
O oposto do triângulo ascendente. As regras e características são as mesmas. Fundos no mesmo nível, com topos cada vez mais baixos.
Ocorre numa tendência de baixa e seu rompimento na maioria das vezes se dá na mesma direção da tendência.
Os triângulos são bastante (talvez os mais) confiáveis e aparecem várias vezes durante o dia nos gráficos intraday.
Canais e retângulos
Um canal é formado entre 2 linhas de suporte e resistência paralelas. Podem ser canais de alta ou de baixa. Se horizontais, são chamados retângulos.
Os canais de alta e baixa indicam uma tendência forte, com o preço ficando dentro do canal, respeitando os suportes e resistências até ocorrer um rompimento.
Dependendo da inclinação das linhas dos canais (quando deixam de ser paralelas), as figuras podem ser chamadas de bandeiras ou flâmulas.
Padrões gráficos – Bandeiras de alta e baixa
Estão entre os mais confiáveis padrões gráficos de continuidade.
Para se formarem, precisamos observar a tendência que a precede, então um canal de correção do preço, seguido por um rompimento a favor da tendência principal.
No exemplo acima temos a formação de uma bandeira de alta.
Observe a tendência de alta, seguida por um canal de baixa (linhas cinzas paralelas) formado por movimento de correção do preço, e após um rompimento do canal para cima, a favor da tendência prévia à figura.
A bandeira de alta surge muitas vezes durante um pregão e tem boa confiabilidade.
Flâmulas de alta e baixa
As flâmulas se formam após um longo movimento direcional (que configura o mastro), seguido por um movimento de correção com topos e fundos convergentes – a flâmula – seguidos por um rompimento da figura na mesma direção do movimento longo do mastro.
Padrões gráficos – Wedges (cunhas)
Funcionam como os triângulos, mas possuem ângulos diferentes. Mas o raciocínio é basicamente o mesmo, aproveitar os movimentos de rompimento da figura.
Enquanto os triângulos são formados por 2 linhas, uma positiva e uma negativa, os wedges são formados por 2 linhas com a inclinação para a mesma direção (para cima ou para baixo).
Os wedges geralmente são seguidos por um rompimento do padrão gráfico na direção oposta da inclinação da figura.
Ou seja, um wedge de alta precede um rompimento do preço para baixo.
Ombro-cabeça-ombro (OCO)
Ombro-cabeça-ombro é um importante padrão gráfico de reversão.
É basicamente um padrão de topo triplo, com o segundo topo um pouco mais alto do que os outros dois, que geralmente estão na mesma linha de resistência. Após o 3 topo, temos um rompimento para baixo (rompendo a “linha do pescoço”).
Após o rompimento para baixo, é esperado que o preço voltasse a subir até a linha de pescoço, que agora serve como resistência para, então, o preço continuar a cair.
Ombro-cabeça-ombro invertido (OCOi)
O contrário do ombro-cabeça-ombro.
Numa tendência de baixa, formam-se 3 fundos consecutivos, sendo o segundo mais baixo (a cabeça invertida) do que os outros, que geralmente estão na mesma linha (os ombros). Em seguida espera-se um rompimento da linha do pescoço para cima numa reversão da tendência anterior.
Desenvolvimento de estratégias com figuras gráficas
O sucesso nos mercados financeiros não depende apenas da leitura dos padrões gráficos. É primordial desenvolver uma estratégia de trade segura que maximize os lucros e minimize as perdas. Dessa maneira é possível aproveitar melhor os resultados obtidos com a interpretação desses padrões.
Ou seja, quando for usar uma estratégia bem-sucedida, esteja ciente do ponto de entrada e saída no mercado, além do valor para risco/recompensa. Portanto, você precisa executar a operação com planejamento para obter resultados positivos.
Conclusão
Alguns padrões e figuras gráficas tem alta confiabilidade, portanto oferecem boas oportunidades de lucro nas operações de day trade.
Perceba que, se você treinar bem o olho para perceber as formações de triângulos e canais, com suas linhas de tendência, suportes e resistências, será capaz de enxergar várias oportunidades.
Afinal, as bandeiras, flâmulas e cunhas (wedges) basicamente são apenas variações do conceito de triângulos e canais.
Além disso, não deixe de estudar os padrões de candlesticks mais importantes.
Por fim, os padrões gráficos são uma ferramenta inestimável para os traders, pois podem ajudar a identificar tendências e alertar sobre possíveis oportunidades. Com este guia, você obteve uma compreensão mais profunda de algumas das técnicas de price action e poderá aplicá-las ao analisar gráficos de day trade.
E então, o que achou do post? Agora, com todas as informações fornecidas acima, você já se sente preparado para utilizar as figuras bem como os padrões gráficos no Intraday para realizar boas negociações no Day Trade e garantir bons ganhos financeiros? Comente abaixo!
Link permanente
Tenho lido bastante aqui e estudado um pouco ,pois entrei a 2 meses e estou tendo dificuldades para fazer boas operações mas esses conteúdos tem clareado um pouco as minhas ideias muito bom parabéns
Link permanente
Obrigado, André! Sucesso e bons trades!
Link permanente
Estou muito grato por esses conteudos, agradeço muito aos criadores do site,gente o conteudo me proporcionou um conhecimento incrível sobre o mercado,era o que eu estava procurando entender.Esses tipo de informação nao tenho encontrado nos cursos sobre tay trader só bla bla bla! esse conteúdo no site é riquíssimo pra quem opera tray trade,basta você acimilar os conteúdos,analizar o mercado com uma visão ténica,e se dedicar em por os conteúdos em análise e prática.Dessa maneira você sertamente vai conseguir ter bons resultados positivos,eu conseguir,vcs também conseguem!
Link permanente
Muito obrigado, amigo! E parabéns pela sua dedicação! Isso é muito gratificante. Aos poucos, com a ajuda de vocês, vamos tornando o conteúdo cada vez melhor. Grande abraço!
Link permanente
São de artigos assim que muitos que estão começando na bolsa precisam para dar um passo a mais e melhorar seu seus resultados.
Link permanente
Obrigado, Wilson!
Link permanente
CONTEÚDO FANTÁSTICO !!!1
E AINDA FREE…..
ACHEI ESSE CANAL HOJE E TENHO CERTEZA QUE VOU APRENDER MUITO E APRIMORAR O POUCO QUE SEI .
TEM CURSO PAGO QUE NÃO CHEGA NEM PERTO !
OBRIGADO PELO VALIOSO MATERIAL !
VC TERIA ALGO SOBRE SOMA DE CANDLESTICKS ?
GRATIDÃO PELO EMPENHO EM NOS AJUDAR .
Link permanente
Bom dia. Muito obrigado, Edson!!
Se pudermos orientar/ajudar quem está começando nessa área, e doar para instituições [sérias] à cada venda, já ficamos extremamente satisfeitos.
Sobre a sua pergunta, temos o treinamento “Lucrando com Candlestick”, na Hotmart, que engloba esta questão.
Infelizmente, ainda não temos um artigo no blog sobre isso. Então, logo vou entrar em contato contigo para entender melhor a sua solicitação.
Abraço, amigo!
Link permanente
Conteúdo muito valioso, já tinha lido algures sobre esta formação gráfica, mas não tinha entendido.
Agora explicado de uma forma clara comecei a praticar e já estou a conseguir identificar de olho alguns padroes.
Obrigado pelo conteúdo
Do teu fiel discípulo
Filimone
Link permanente
Muito obrigado pelo comentário, Filimone! Que bom que gostou do conteúdo.
Abraço!
Link permanente
Estou tomando conhecimento desse curso agora ( janeiro de 2022 ). Você já atualizou esse conteudo mais recentemente ? Esses gráficos de candle e todos os demais, se aplicam às criptomoedas ? No mais , parabéns pelo seu trabalho, muito bom mesmo.
Link permanente
Boa noite, Dario! Tudo bem? Obrigado pelo seu comentário!
Sim, se aplicam aos gráficos de criptomoedas também.
Porém, como cada ferramenta ou estratégia pode ter eficácia diferente dependendo do mercado e tempo-gráfico operado (e do trader também), é importante sempre testar no simulador antes de operar na conta real.
Link permanente
ahe…!!! Sem frescura, sem mi.mi.mi e ponto.! É que nem meu pai dizia ¨q mé ??Vai chupá bundinha de abeia.