Como Identificar a Tendência do Mercado

Como Identificar a Tendência do Mercado

Tempo de leitura: 6 minutos

“Uma tendência é sua amiga”, diz um famoso ditado. Por isso, é melhor ficar do lado dela. Se você está começando agora a operar, leia o post até o fim e aprenda como identificar uma tendência para operar de forma mais consistente.

O que é uma tendência?

Uma tendência de mercado é uma tendência dos preços se moverem em um sentido – para cima ou para baixo – ao longo do tempo.

Em outras palavras, uma tendência é a direção geral do mercado.

Uma tendência onde o preço tende a subir é uma tendência de alta, ou altista, ou “bullish” (do inglês bull, touro).

Já uma tendência onde o preço se mantém caindo é uma tendência de baixa, ou baixista, ou “bearish” (do inglês bear, urso).

E você pode perguntar: o mercado sempre está em tendência de alta ou de baixa? Não! 

Quando o preço fica oscilando numa faixa horizontal, você está diante de uma consolidação, ou mercado lateralizado. 

Na realidade, alguns autores afirmam que o preço passa aproximadamente 40% do tempo em consolidações. Mas é claro que isso pode variar entre mercados e ativos.

 

Por que devo saber identificar a tendência?

Um trader precisa estudar as tendências, da mesma maneira que um capitão estuda para navegar no oceano.

Assim como o oceano, você não pode controlar o mercado. Porém, você precisa saber se controlar e tomar as melhores decisões conforme as condições mudam.

Uma tendência representa a movimentação da multidão. Sabendo disso, muitas vezes é vantajoso estar do lado da maioria (mas nem sempre!).

Isso porque historicamente os movimentos do preço a favor da tendência costumam ser mais importantes e mais duradouros do que os movimentos contra a tendência principal.

Portanto, você provavelmente terá uma chance maior de acertar a direção do preço se apostar na mesma direção da tendência.

 

Como identificar uma tendência?

Você pode reconhecer a tendência de diversas formas. Desde analisando apenas a movimentação do preço, até o uso de indicadores técnicos como as médias móveis, entre outros.

Progressão de topos e fundos

A forma clássica de identificar uma tendência é com a progressão de topos e fundos.

Basicamente, quando você vê topos e fundos ascendentes, está diante de uma tendência de alta. Ou seja, topos e fundos que ficam cada vez mais altos.

Por outro lado, quando os topos e fundos atingem valores cada vez mais baixos, a tendência é de baixa.

Quando o preço fica oscilando na mesma faixa horizontal, você está em uma consolidação.

Linhas de tendência

Você também pode traçar linhas de tendência para facilitar a identificação da tendência do mercado.

Na verdade, essa é a forma mais fácil e prática de perceber tendências.

Uma linha de tendência de alta (LTA) é uma linha que liga fundos ascendentes. De outra forma, uma linha de tendência de baixa (LTB) une topos descendentes.

As linhas de tendência representam de forma confiável as tendências subjacentes.

Depois de traçar a linha de tendência, você pode entrar a favor da tendência todas as vezes que o preço se aproximar ou tocar ela novamente.

linha de tendência para identificar a tendência

No exemplo acima, a linha de tendência de baixa (linha tracejada) destaca a tendência de baixa. E quando a LTB é rompida, temos o alerta para a possível reversão da tendência (que de fato ocorreu).

 

Como identificar tendência com médias móveis

As médias móveis são um dos indicadores mais conhecidos e utilizados da análise técnica.

A inclinação da média móvel indica a tendência do preço. As médias móveis longas são aquelas que consideram vários candles no seu cálculo. 

Por exemplo, uma média móvel muito confiável é a de 200 períodos. Como ela considera 200 candles, ela representa uma tendência maior/primária.

Se a média móvel estiver inclinada para cima, indica tendência de alta. Se estiver inclinada para baixo, é um mercado baixista. 

Uma forma de operar médias móveis a favor da tendência é utilizar o cruzamento do preço com a média. Veja o gráfico abaixo:

operando e identificando tendências com a média móvel

No exemplo acima, uma média móvel de 20 períodos foi traçada no gráfico. Você pode observar como sua inclinação (para baixo) facilita a identificação da tendência de baixa.

Nesse caso, a estratégia consiste em vender quando o preço estiver acima da média móvel e cruzá-la para baixo, apostando na queda (já que estamos numa tendência baixista).

Se a média móvel estiver inclinada para cima, você deve aguardar até que o preço cruze a média de baixo para cima. Quando isso acontecer, compre apostando na alta do preço.

 

Quando devo identificar a tendência?

Sempre, em qualquer gráfico. Na verdade, a primeira coisa que você deve fazer, sempre que olhar para um gráfico, é identificar as tendências. 

Dessa forma, você fará uma “leitura do mapa” inicial e saberá se posicionar melhor. E você pode se posicionar a favor ou contra a tendência. 

Muitos traders operam a favor, para aproveitar uma possível movimentação maior  do preço. Mas nada te impede de operar apostando na reversão. 

 

Quantas tendências existem? 

Teoricamente, existem 3 tendências principais: 1. tendência secular, para timeframes longos (anos/décadas), 2. primária para timeframes intermediários e 3. secundária para timeframes de curto prazo.

Porém, na prática, quero que você lembre que existem 3 tendências, independente do tempo-gráfico:

  • Tendência maior ou primária
  • Intermediária
  • Tendência menor

Para ficar mais fácil de enxergar, afaste o gráfico do preço, como no exemplo abaixo:

identificando as tendências

Observe como temos uma tendência maior, que é a mais importante, em azul.

Em vermelho estão marcadas tendências intermediárias. Elas nada mais são do que um movimento de correção da tendência maior.

Já em verde temos as tendências menores, que são as menos importantes.

Repare que você pode traçar várias tendências num mesmo gráfico, dependendo do horizonte de tempo que estiver olhando.

Você pode identificar as tendências dessa forma em qualquer timeframe (tempo-gráfico). Seja 5m, 1h, diário, semanal…

A ideia básica é operar sempre a favor da tendência maior.

Por exemplo, se você estivesse na tendência intermediária, o ideal seria esperar o rompimento da LTB para entrar a favor da tendência de alta.

 

Conclusão

Como vimos, você deve sempre reconhecer a tendência maior no gráfico antes de operar. Isso aumenta suas probabilidades de lucro, porque você vai saber se posicionar melhor. 

Além disso, agora você já sabe as principais formas de identificar as tendências de forma simples e prática. Não esqueça de colocar isso em prática todas as vezes que olhar para um gráfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *