História dos futuros de commodities

História dos futuros de commodities

Tempo de leitura: 3 minutos

A negociação de futuros de commodities é um tipo de investimento em que se pode ganhar dinheiro. Como? Especulando sobre o preço de uma determinada mercadoria subindo ou descendo no futuro.

Espero que o post de hoje sirva para educar você, trader iniciante, sobre o que está negociando.

Você sabe como surgiram os mercados futuros? A negociação de commodities foi a base de tudo.

Portanto, antes de tudo você precisa entender o que são commodities.

Commodities – As mercadorias

O termo commodities (do inglês, mercadorias) se refere geralmente as coisas essenciais que as pessoas usam todos os dias. Esses produtos não sofrem processo de transformação para comercialização.

Na maioria das vezes, essas mercadorias são os fundamentos básicos necessários para uma sociedade moderna. Por exemplo, trigo, café, petróleo, ouro, dólar…

Ao falar sobre certas commodities sendo negociadas nos mercados futuros, ela deve atender a certas condições para torná-la apta para negociação.

Uma das condições é que a mercadoria seja padronizada. No comércio de produtos agrícolas e industriais, o produto comercializado deve estar em seu estado básico bruto e não processado. Nesse caso, o trigo pode ser negociado no mercado futuro, mas não a farinha.

Outra condição necessária é que o tipo perecível tenha vida útil adequada. Isso porque essas mercadorias são negociadas com a entrega programada diferida em um momento futuro.

Portanto, exige-se uma vida útil longa para que as mercadorias possam ser entregues com sua qualidade ainda boa e intacta.

Além disso, a mercadoria precisa ter um preço que mude frequentemente, criando alguma incerteza e oportunidades de lucro.

O passado dos futuros

A história por trás do mercado futuro de commodities evoluiu da necessidade do agricultor de ganhar mais com cada colheita. Antes do início do comércio de commodities, os agricultores estavam sempre à mercê do revendedor quando se trata de precificar e vender suas colheitas.

Os revendedores geralmente estabeleciam os preços e os agricultores não podiam nada além de aceitar os termos.

De certa forma, os agricultores estavam sendo explorados por alguns comerciantes. Portanto, surgia a necessidade de outra forma de negociação das mercadorias.

Na busca por um sistema mais justo de fazer negócios, os agricultores começaram a oferecer colheita futura aos compradores interessados. Os agricultores começaram a exigir seus próprios termos para as futuras colheitas aos revendedores.

A transação consistia em mercadorias oferecidas com um determinado preço e a serem entregues em uma data especificada.

Os contratos eram então firmados entre o agricultor e o comprador interessado, especificando a quantidade certa de mercadoria a ser entregue em um momento específico no futuro. A partir desse sistema surgiu o que hoje é conhecido como negociação de futuros de commodities.

Foi em algum momento de 1878 que uma instalação central de negociação para esses contratos de mercadorias foi estabelecida em Chicago.

Nesta instalação, agricultores e comerciantes começaram inicialmente a negociar à vista seus grãos, que eram entregues imediatamente após um acordo alcançado no preço.

Eventualmente, evoluiu para o comércio de futuros quando os agricultores começaram a confiar futuras colheitas a revendedores interessados ​​que desejavam comprar para garantir que o suprimento de grãos fosse mantido no futuro.

Futuros de commodities hoje em dia

No início, o comércio de futuros consistia em apenas algumas commodities agrícolas, como grãos. Mais tarde, porém, um grande número de outras mercadorias surgiu. E agora existem mercados de futuros que negociam metais preciosos, como ouro, prata e platina.

Há também um mercado de futuros de gado, bem como de produtos de energia, como petróleo e gás natural.

Além disso, também passou a incluir as negociações futuras de café, suco de laranja e indústrias como madeira, algodão e até instrumentos com taxas de juros, como moedas e ações.

Portanto, esse é um artigo com noções básicas, mas que esperamos seja útil para traders iniciantes entenderem como funcionam os futuros de commodities.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *