Como Escolher Uma Corretora Para Operar?

Como Escolher Uma Corretora Para Operar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Para desenvolver suas operações dentro do mercado financeiro de forma segura e confiável, é preciso saber como escolher uma corretora que opere com responsabilidade, sendo considerada apta para suprir todas as suas demandas.

Normalmente, as corretoras são consideradas peças principais para iniciar seus investimentos dentro do mercado, independente de qual seja o tipo.

Portanto, para não errar nesse passo fundamental, continue lendo e aprenda como escolher uma corretora para operar no mercado financeiro!

 

Entenda o que é uma corretora de valores

Uma corretora de valores é uma instituição financeira que intermedeia as negociações dos investidores no mercado. Ou seja, a corretora faz a ponte entre você — o investidor — e os investimentos.

Portanto, é preciso entender que uma corretora de valores não funciona como um banco comum, com um sistema semelhante àquilo que você está acostumado, onde você sofre pressão dos gerentes para assinar um contrato.

Neste tipo de instituição (as corretoras de valores), normalmente o cadastro é realizado com seu nome e CPF e a abertura da conta é totalmente online.

Além disso, o investimento de seu dinheiro poderá ser feito da forma como você escolher, de acordo com o seu interesse, disfrutando de maior liberdade de escolha.

Através de uma corretora, você tem acesso a diversos ativos de renda variável, bem como num banco. A principal diferença entre bancos e corretoras é que, nas corretoras, geralmente os custos e taxas são bem menores, além de oferecerem uma maior diversidade de investimentos.

Embora você tenha uma grande liberdade de tomada de decisões sobre seus investimentos, é papel da corretora, juntamente com seus analistas, ajudar os clientes a tomarem as melhores decisões.

Dessa forma, é possível perceber que as oportunidades oferecidas por uma corretora são muito superiores aos serviços de um banco comum, e com custos muito menores.

entenda o que é uma corretora

Qual é a melhor forma de investimento?

Através de uma corretora, você tem acesso a diversas formas de investimentos, inclusive de vários bancos diferentes.

Elas costumam operar em investimentos realizados em bolsa de valores, tesouro direto, mercado imobiliário, crédito destinado ao agronegócio, bancos em geral e muito mais.

Em outras palavras, você pode investir em fundos, CDBs, ações, derivativos… Mas, afinal, qual o melhor investimento?

A resposta depende do seu perfil de risco. Pessoas diferentes toleram diferentes níveis de exposição ao risco.

Por isso, as corretoras são obrigadas a adequar os investimentos de acordo com o perfil do investidor. Esse processo de adequação ao perfil de cada um é chamado de suitability, e geralmente é realizado através de um questionário online.

De acordo com suas respostas, você será classificado como investidor com perfil mais agressivo ou conservador.

Por exemplo, você só poderá operar day trade (operações de maior risco) se suas respostas forem compatíveis com um perfil agressivo.

Caso suas respostas não sejam compatíveis com o tipo de investimento desejado, não se preocupe, porque você pode refazer o questionário e atualizar o seu perfil.

 

As corretoras são confiáveis?

Antes de abrir uma conta em alguma corretora de valores, você precisa saber se aquela corretora é confiável ou não.

O funcionamento das corretoras de valores é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central (BC).

Portanto, se uma corretora não estiver autorizada para atuar no mercado, você não poderá operar e não terá a garantia de que algum papel já negociado realmente lhe pertença.

Uma dica é conferir se é possível investir no Tesouro Direto a partir do site ou plataforma própria da corretora. Você pode checar a lista de corretoras habilitadas no site do Tesouro Direto.

O tipo de corretora pode depender da forma com que o investimento é realizado e, por isto, cada uma possui uma maneira de funcionamento, dependendo do mercado de sua atuação, como o mercado imobiliário, de agronegócio e de todos os outros principais investimentos que envolvem o mercado de ações.

como escolher uma corretora em 5 passos

Como escolher uma corretora em 5 passos

1 – Defina qual modalidade pretende operar

O primeiro passo para escolher uma corretora é saber o que você pretende fazer com ela. Ou seja, definir quais tipos de investimentos pretende fazer.

Diferentes corretoras oferecem diferentes serviços ou benefícios de acordo com a modalidade que você pretende operar.

Por exemplo, algumas oferecem corretagem zero para operações day trade, outras oferecem corretagem zero para negociar ações, etc.

2 – Como escolher uma corretora: Confira os custos

Entre os custos operacionais aos quais você deve ficar atento, os principais são: taxa de corretagem, taxa de custódia, taxa de abertura e manutenção da conta. Em geral, não há custo para abrir uma conta em corretora de valores.

Pesquise nos sites das corretoras para ver qual oferece as melhores opções de serviços e melhor custo/benefício de acordo com as suas intenções de investimentos.

Leia também: Quais os custos para operar day trade?

3 – Verifique as plataformas disponibilizadas e os custos de cada uma

Para operar no mercado financeiro, você precisa de um home broker ou plataforma operacional.

Existem diversas plataformas no mercado e cada corretora oferece uma variedade diferente delas, inclusive com preços diferentes.

As plataformas precisam oferecer gráficos com dados em tempo real e recursos rápidos, para que você não perca dinheiro por falha ou lentidão no sistema.

Além disso, alguns recursos são muito úteis para quem quer se tornar um trader e operar baseado em análise técnica/price action. Entre eles, destacam-se o simulador e a função replay.

No simulador, você opera sem arriscar dinheiro de verdade. Já com a função replay, você pode simular pregões do passado em qualquer horário do dia.

Portanto, vale a pena pesquisar se as plataformas disponibilizadas pela corretora oferecem estas funções, e se são gratuitas ou pagas.

Leia também: Melhor plataforma para operar day trade

4 – Suporte oferecido ao cliente / recomendações de especialistas

Verifique se o suporte ao cliente é eficiente e rápido, caso você passe por situações de urgência durante um pregão.

Além disso, certifique-se de que a corretora ofereça um bom time de analistas que possam te orientar para aproveitar as melhores oportunidades de lucro, sempre respeitando o seu perfil de risco.

5 – Como escolher uma corretora: Reputação/confiabilidade

Além do cadastro na CVM, outros indicativos de uma corretora confiável são:

  • Selo CETIP Certifica, que comprova o registro do investimento em nome do investidor (CPF ou CNPJ);
  • Certificações da B3, no âmbito do Programa de Qualificação Operacional (PQO), que atestam o conhecimento dos profissionais atuantes no mercado;
  • Habilitação para negociar no Tesouro Direto.

 

Depois de tudo que foi dito, algumas das melhores corretoras disponíveis no Brasil, em geral, são:
Clear
Rico
Toro Investimentos
Modalmais
Easynvest (Nu invest)

 

Agora que você já sabe como escolher uma corretora para operar, pesquise por aquela que se encaixe melhor para o seu perfil, de acordo com as formas de investimentos que pretende fazer.

3 Comentários


  1. Boa noite,
    Estou interessado exclusivamente em kripto moedas, day trade delas, e exatamente estou tentando escolher a corretora.
    Coedialmente,
    GG

    Responder

  2. Top Eduardo. Conhecimento e tudo. Teclado gamer novo. Desta vez vai sem os acentos. Todo dia apreendendo. Sou cliente da Easynvest (Nu invest) e tb abri uma conta na Clear. Mas deixei de lado em razao do custo do profit pro ou nr de operacoes exigidos no gratis. A btg achei interessante, assim como a Toro. Mas decidi ficar com a genial para testar. Os custos sempre pesam na escolha. Me surpreendi com o painel de controle deles. E diferente das outras, com excecao da clear, todos os dias recebo informacoes de mercado.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *