Tempo de leitura: 5 minutos
Aprender a ler os padrões de candlesticks pode abrir novos caminhos para um trader. E um dos padrões mais famosos é o “harami“.
Neste post pretendemos explicar como identificar este padrão e como operá-lo.
Se você gosta de operar baseado na pura movimentação do preço, este post vai te interessar. Continue lendo até o final!
Como identificar um harami
Harami é uma palavra do idioma japonês que representa “grávida”.
O padrão harami é formado por um candle com um pequeno corpo real que fica inteiramente dentro do corpo anterior relativamente longo.
O candle longo representa a “mãe” e o candle pequeno em seguida é o “bebê” ou “feto”.
Portanto, o padrão harami é o oposto do padrão “engolfo”. Lembrando, o engolfo é formado por um candle de corpo longo que encobre todo o corpo do candle anterior.
No engolfo, as cores dos corpos dos candlesticks devem ser diferentes, logo, contrárias uma à outra.
Segundo alguns autores, isso não é necessário para a formação do Harami. No entanto, na prática as cores acabam sendo opostas na maior parte das vezes.
A figura 1 mostra a diferença entre os padrões de engolfo e harami.
Segundo Steve Nison, para a confirmação de um harami é necessário que o corpo real do segundo candle seja pequeno. Em outras palavras, precisa haver uma faixa estreita de abertura e fechamento.
Já outros autores afirmam que quanto maiores os corpos reais, melhor. Desde que o segundo esteja envolto pelo primeiro.
Padrão de reversão
Embora seja um dos padrões de reversão mais frequentes, ele não é tão importante quanto o martelo, enforcado ou o próprio engolfo.
Ele funcionaria mais como um aviso de perda de força tendência atual, muitas vezes precedendo uma consolidação. Outras vezes, porém, precedem uma reversão importante da tendência, em especial nos topos do mercado.
Harami Cross
Uma variante do harami clássico é o harami cross (do inglês, cruz), que também pode ser chamado de padrão petrificante. Nesse padrão, temos um harami em que o segundo candle é um doji.
Ele é considerado um importante sinal de reversão, já que comporta um doji.
A figura 2 demonstra um harami cross de alta e de baixa:
O tamanho das sombras dos candles não é importante no harami ou no harami cross.
Como operar o Harami
Os padrões de candlestick fornecem uma pista do que ocorrerá com o preço, mas nunca nos dão certeza. Portanto, sempre aguarde a confirmação da reversão após o padrão se formar.
Idealmente o próximo candle deve 1) fechar acima da metade do segundo candle e 2) o preço não deveria ser negociado dentro do corpo do primeiro candle.
Além disso, os padrões são mais confiáveis quanto maior o tempo gráfico.
Logo, em gráficos intradia, associar outros indicadores, como estocástico ou médias móveis, é uma boa ideia. Candles também podem ser usados em conjunto com figuras gráficas.
Exemplos
A figura 3 (acima), ilustra um movimento de alta até que, no ponto A, forma-se um harami. Veja como o candle seguinte já abre abaixo da metade do segundo candle vermelho. E, apesar de ter sido negociado dentro do corpo do primeiro, fechou abaixo dele.
A partir daí uma reversão momentânea do movimento principal (onda de correção). O ponto B marca o fundo deste movimento, onde quase se formou um padrão estrela da manhã (3 candles, primeiro vermelho, segundo com corpo abaixo dos outros e o terceiro verde).
No ponto C, temos a formação de um candle estrela cadente (corpo pequeno, sombra superior longa, no fim de um movimento de alta) e em seguida um candle vermelho longo confirma um engolfo, reforçando a possibilidade de uma reversão.
Lembre-se que o padrão engolfo é bem mais confiável que o harami.
O ponto A da Figura 4 também ilustra um harami. Observe como a sombra da segunda sessão no harami estava fora do corpo real da sessão anterior. Isso demonstra a importância da relação entre os corpos reais e não as sombras.
Na figura 5 o mercado vinha em tendência de alta e no ponto A se formou um harami.
Neste caso, os ursos tiveram dificuldade de fechar abaixo do corpo do primeiro candle verde e o mercado passou um tempo consolidado antes de conseguir romper o último fundo (linha de suporte).
Agora observe a Figura 6. Ela ilustra bem uma tendência de baixa que se segue até a formação do padrão de reversão.
O terceiro candle abriu acima do corpo do segundo candle e fechou acima da máxima do primeiro candle vermelho. Ou seja, temos uma confirmação para entrar no lado comprador apostando na reversão da tendência. E foi o que aconteceu.
Conclusão
As técnicas baseadas em leitura de candle podem ser usadas em qualquer mercado, seja de ações, futuros, Forex…
O harami, embora seja um padrão de reversão com baixa eficácia, deve fazer parte da base de conhecimento teórico de um trader pela alta frequência com que aparece nos gráficos, inclusive intra-day.
Além disso, padrões de candles associados à outras ferramentas técnicas aumentam a probabilidade de prever um movimento corretamente.
E, afinal de contas, isso faz parte da nossa profissão: operar com probabilidades.
Espero que tenha gostado e até o próximo!
Link permanente
apenas gratidao por todos os ensinamentos
Link permanente
Grato pela sua atenção!
Link permanente
Bom artigo. Análise bem detalhada
Link permanente
Obrigado, Mário Augusto!
Link permanente
Muito bom conteúdo pra quem está começando.
Link permanente
Que bom que gostou. Obrigado, Diogo!
Link permanente
Muito bem, tirou todas as minhas dúvidas sobre o harami!
Link permanente
Que bom, Matheus! Abraço.
Link permanente
Use exemplos reais e não desenhos. O gráfico real é semelhante ao desenho, mas é real.
Link permanente
Obrigado pela sugestão, amigo.