Tempo de leitura: 5 minutos
Quando se trata de negociar na bolsa de valores, a vitória é uma questão de mente. De vencer os jogos mentais do day trade. Esse detalhe é a chave para o sucesso.
Qualquer trader que esteja no jogo há algum tempo deve contar a você que a psicologia tem muito a ver com sua própria execução no pregão e com a maneira como a bolsa está progredindo.
Jogar uma mão superior depende de compreender sua própria astúcia e compreender a maneira como a psicologia move o trade.
Estudar a psicologia de mercado não é nada novo.
Não é necessário ser um gênio para saber que qualquer disputa que dependa das decisões tomadas por pessoas está fadada a ser totalmente vencida pelas mentes das pessoas.
No entanto, poucos indivíduos levam em consideração todos os diferentes níveis de jogos mentais e intelectuais que envolvem day trade.
Se você ficar de olho na maneira como a psicologia influencia os outros, incluindo a psicologia de massa das pessoas que usam a moeda em um período regular, mas negligenciam para compreender o que o move, você acabará prejudicando sua própria postura.
As emoções dos traders são as responsáveis pelas ondas que se formam nos gráficos.
Os mais experientes devem dizer-lhe que, antes de se tornar genuinamente um trader bem sucedido, tem de compreender a si mesmo e aos gatilhos que o controlam.
Entendê-los o ajudará a suprimi-los ou usá-los. Você está dizendo Hãhn? O quê?
Acredite em mim, eu reconheço. Senti-me da mesma maneira na primeira vez que alguém tentou explicar como os jogos mentais que brincamos conosco controlam as negociações e decisões que planejamos.
Deixe-me dividir em outras partes didáticas para você.
Qualquer coisa que envolva ganhar ou perder grandes somas de dinheiro torna-se emocionalmente eletrizante.
Tudo milimetricamente calculado. Você já ouviu falar que operar na bolsa é um esporte matemático.
Insira os números adequados, crie os cálculos perfeitos e você avançará.
Então, por que tantos operadores acabam no lado negativo do trade?
Afinal, todos tem acesso aos mesmos números, às mesmas informações, ao mesmo boato! Se for matemática, só há uma resposta exata, não é?
A questão está no diagnóstico. Os números não mentem, mas o seu intelecto sim. Suas esperanças e medos podem fazer com que você veja coisas que simplesmente não existem.
Quando você afunda em um trade, está investindo mais do que apenas economias, você cria um investimento emocional. Um comprometimento.
Cuidado para não casar com o trade!
Ser preciso torna-se significativo. Estar errado não custa apenas dinheiro quando você se deixa ser governado por seus sentimentos, isso custa sua autoestima.
Por que mais você deixaria um perdedor voar na esperança de que ele voltasse? É aquele objeto minúsculo dentro da sua cabeça que diz: SEI que estou certo nisso, droga!
Resumindo: você não pode tirar os sentimentos do cenário, mas pode descobrir que não deve permitir que eles governem suas decisões.
Para muitas pessoas, lucrar é o principal objetivo. Mas você precisa focar em fazer a coisa certa em cada trade.
Além disso, a maneira de ganhar dinheiro de verdade no mercado é cortar as perdas cedo e deixar os trades vencedores surfarem a onda.
Para fazer isso, você deve aceitar que vários de seus trades irão falhar, sair deles e avançar para as próximas oportunidades. Você tem que permitir que o fato de errar NÃO seja uma implicação de seu valor em competência, não é uma imagem de quem você é.
É apenas uma perda, e a melhor maneira de lidar com isso é evitar perder dinheiro seguindo em frente e realmente progredir.
Seguir em frente implica que você não mantém um registro do número de perdas que você teve, o que o deixa paralisado. Isso nos leva à seguinte marca:
Os traders fracassados veem as perdas como fracasso. Os traders vitoriosos veem a perda como oportunidade de aprendizado.
Thomas Edison admitiu que havia criado 100 lâmpadas que não funcionavam antes de criar a que funcionou.
Mas ele não se rendeu porque sabia que era possível criar luz a partir da corrente. Ele manteve seu conceito completo, então quando um padrão não funcionou, ele apenas soube que havia eliminado uma possibilidade. Continue pulando possibilidades por tempo suficiente e, por fim, detectará aquela que funciona.
Os operadores vitoriosos veem as perdas da mesma forma. Eles não desistem, mas aprendem e dominam algo novo sobre a forma que operam.
Traders excelentes são capazes de olhar para o panorama geral enquanto trabalham no campo pequeno.
Imagine que um trader realizou 70 operações que perderam dinheiro e 30 que foram muito bem. Aos olhos das pessoas, isso é péssimo. Ele errou 70% das vezes.
Agora, e se a perda média dele tenha sido de 50 reais, mas a média de ganho por trade vencedor tenha sido de 500 reais? Isso significa que ele perdeu 3,5 mil, mas nas operações vencedoras ganhou 15 mil. Isso dá um saldo de 11,5 mil.
Sim, é um jogo de números bastante claro, mas como você consegue continuar jogando quando está falhando em trade após trade após trade?
Lembre-se de que apenas um único trade não faz ou destrói um trader.
Concentre-se nas operações, siga o plano de trade que desenvolveu e vença os jogos mentais no day trade. E esclareça para si mesmo o que realmente importa: a execução do plano e consequente acúmulo de lucro.