Tempo de leitura: 5 minutos
É isso mesmo que você leu! Psiquiatras são melhores traders que economistas!
Mas antes que você me chame de louco, concorda que vários gurus de economia, que aparecem na televisão ou em grandes canais do Youtube, já deram várias mancadas com suas previsões?
E digo mais: se colocá-los na frente da plataforma, e pedir para que eles façam uma operação ganhadora, tenho certeza que a maioria irá te decepcionar.
No entanto, eu afirmo aqui que qualquer bom psiquiatra, que tenha um conhecimento mínimo em análise técnica, e domine uma estratégia ou gestão de risco, ganhará muito mais dinheiro do que a maioria dos economistas.
Ele pode até gostar do jogo, e mudar de profissão em pouco tempo. Que louco né?
Mas se você ainda acha que eu tô rasgando dinheiro e ficando com um parafuso a menos, então desafio você a continuar lendo este artigo, e ver nas linhas a seguir os três motivos que fazem os psiquiatras serem traders melhores que os economistas.
Vamos lá?
Economistas lidam com números, e os psiquiatras com a mente
Talvez essa verdade seja meio óbvia, mas é bom ressaltar este primeiro ponto como crucial para entender o porquê os psiquiatras são melhores traders que economistas.
É muito fácil analisar os gráficos e compreender o que eles estão dizendo, de acordo com os preços dos ativos, o nível dos indicadores e tudo mais.
Qualquer economista ou profissional do mercado sabe muito bem o que eles indicam, quais índices são ideais para se entrar numa operação, como calcular o tamanho das posições e quando saber se um trade está dando certo, errado ou que não vai gerar grandes impactos.
No entanto, um psiquiatra que possui esse conhecimento técnico básico vai muito além: ele consegue identificar que outras razões e motivos levaram ao preço daquele ativo oscilar daquela maneira, em conjunto com outros indicadores.
Por estar mais atento aos indícios psicológicos que o mercado traduz nos gráficos, ao invés de simplesmente saber o que cada número está dizendo naquele momento, os psiquiatras saem na frente dos economistas quando começam a operar.
Esses “cientistas da mente humana” estão mais preocupados em compreender a fundo o comportamento das pessoas através de valores e dados que os gráficos imprimem.
Os economistas gostam de padrões, e os psiquiatras sabem que eles não existem
Mais uma vez, quem está constantemente estudando a mente humana e como ela se molda de acordo com o tempo, está bem à frente na hora de fazer operações de trading, independente do mercado ou ativo que esteja negociando.
Economistas passam uma boa parte de seu tempo de estudo e trabalho analisando probabilidades, e são apaixonados por encontrar padrões e validá-los na hora de montar suas estratégias.
Por outro lado, os psiquiatras podem não saber muita coisa de matemática ou estatística, mas eles sabem muito bem que, com relação a mente humana, não existem padrões.
Quem dita as regras é o mercado, e tanto eu como você sabemos que ele é na verdade um conjunto de pessoas comprando e vendendo ativos.
E não é preciso ser um psiquiatra para entender que a mente humana é uma caixinha de surpresas, concorda?
Mas até mesmo os traders formados em economia, que inclusive leram “Os Axiomas de Zurique” se esquecem deste detalhe tão peculiar do quinto axioma sobre padrões, que diz:
“Até parecer ordem, o caos não é tão ruim assim.”
Psiquiatras sabem muito bem desta verdade, pois lidam com o caos de seus pacientes todos os dias, buscando maneiras de amenizar e até mesmo livrá-los de suas dores.
Psiquiatras possuem controle mental melhor que economistas
Essa talvez seja a principal razão que coloca os especialistas da mente em uma posição muito melhor que as dos ditos “especialistas em economia e finanças”.
Isto porque, quando se fala em trading, o sucesso é 20% ligado a técnica e estratégia, e 80% ligado a um estado mental sólido e resiliente.
Isso não quer dizer que todos os economistas possuem habilidades de controle emocional e psicológico ruim, até porque existem bons profissionais dessa área que sabem operar muito bem, alguns entre os melhores traders do mundo.
No entanto, apenas ter um sólido conhecimento sobre economia não faz de você ou qualquer outra pessoa um trader de sucesso, e isso explica porque alguns economistas são péssimos na hora de operar.
Por outro lado, um bom psiquiatra com o mínimo de conhecimento sobre análise técnica, munido com uma boa gestão de risco e uma estratégia vencedora, terá muito mais chances de ganhar dinheiro.
Eles ganham a vida ajudando pessoas a terem controle sobre suas emoções, principalmente aquelas associadas a medo, ansiedade e tristeza.
Até porque você não confiaria em um psiquiatra que não consegue controlar suas próprias emoções, não é mesmo?
Conclusão
Como você pôde notar, os economistas podem até entender de mercados e como eles funcionam, mas nada disso é o suficiente para que eles tenham sucesso quando o assunto é fazer trade.
Por outro lado, qualquer profissional da psiquiatria que dedique parte do seu tempo para operar nos mercados, com certeza terá muito mais chance de ganhar dinheiro, pois saberá ter controle sobre o aspecto mais importante de todos: o seu estado mental!
Antes de mais nada, preciso dizer algo importante: você não precisa ser um psiquiatra, ou correr para marcar uma consulta com um se deseja ter uma mente blindada, e ganhar dinheiro com trading!
Na Trade Mental, acreditamos que o medo de operar é superado com conhecimento de qualidade e regras para gestão de risco.
Por isso, você pode hoje mesmo conhecer algo especial que preparamos para você blindar a sua mente e ter sucesso como um trader profissional.
>>> Saiba mais: Método O2 – Análise Técnica
Link permanente
Seus textos são muito agradáveis de se ler , sou aluno do masterclass e acompanho todos os textos sugeridos que me encaminha no email. ajudam muito.
Link permanente
Obrigado pelo feedback, amigo!