Tempo de leitura: 6 minutos
Saber os custos de operar day trade é essencial para quem deseja investir nessa estratégia para obter lucros a curto e longo prazo na bolsa de valores e não podem ser ignorados.
Você precisa ter noção de que as taxas e custos no Day Trade podem variar conforme:
– A sua corretora: as taxas de corretagem variam de corretora para corretora;
– O mercado ou ativo que você opera:
Por exemplo, uma determinada corretora pode cobrar uma taxa de corretagem “X” nas operações com mini contratos de índice, e um valor “Y” para cada lote no mercado de ações. Esses valores também podem mudar de uma corretora para outra.
– O volume negociado por operação:
As tarifas cobradas pela Bolsa de Valores variam de acordo com o ativo negociado e o volume financeiro.
– E mais: Lembre-se de que os impostos são cobrados sobre a receita bruta.
Antigamente os custos com corretagem eram tão altos que era necessário um capital muito maior para poder operar na bolsa de valores.
A boa notícia é que, hoje em dia, várias corretoras oferecem baixos custos de corretagem, muito atrativos para esse tipo de investimento, aumentando o número de pessoas novas no mercado.
Por outro lado, se engana quem acha que os únicos custos envolvidos nesse tipo de operação são os relacionados com a corretagem.
Operar day trade traz alguns custos importantes que o investidor precisa levar em consideração para não acabar o mês com saldo negativo. E nesse post, mostraremos quais são esses custos. Confira!
Custos de Operar Day Trade – Taxa de Corretagem
A taxa de corretagem corresponde ao valor cobrado pela corretora para fazer a intermediação entre a Bolsa (B3) e os investidores.
Geralmente, o valor dessa taxa varia de corretora para corretora.
No caso do mercado de ações, o modelo de precificação mais aplicado atualmente é o de corretagem fixa. Nesse modelo, independentemente do tamanho do lote de ações que você compra, o valor da taxa é o mesmo, ou seja, não muda.
Por exemplo:
Se você comprar 100 ações ou 1.000 ações, pagará o mesmo valor de corretagem para realizar a transação (independente também do valor das ações, ou seja, do montante envolvido na operação).
Já nas negociações de contratos futuros, o modelo de cobrança costuma ser o de corretagem variável. Nesse modelo, o valor varia de acordo com o número de contratos envolvidos. Portanto, você pagará mais caro para operar com mais contratos.
Imposto Sobre Serviço – ISS
Um dos custos de operar day trade que você também precisa conhecer é o ISS. Este é um imposto municipal que incide sobre a taxa de corretagem e que possui um custo de até 5% do seu valor.
Ou seja, se uma corretora cobrar R$10,00 de taxa de corretagem por lote, o valor de ISS que você terá que arca é de R$0,50.
Como o ISS incide sobre a taxa de corretagem, se a sua corretora oferecer corretagem zero, esse imposto não será cobrado.
Custos de Operar Day Trade – Taxa de Custódia
Esta é uma taxa que deve ser paga todo mês para que mantenha sua carteira de investimentos ativa. Nesse caso, é cobrado um percentual que incide sobre o valor total da carteira.
Além disso, o mais interessante é que você pode obter isenção dessa taxa. Tudo vai depender do tipo de investimento que você for realizar, bem como da corretora que está lhe intermediando.
Algumas corretoras não cobram taxa de custódia.
Emolumentos
Este é um dos custos de operar day trade que é cobrado pela B3. Ela incide sobre o valor financeiro que é negociado nas operações. Quanto maior o volume negociado, menor o custo.
Ou seja, se você operar com mais contratos ou ações, seu desconto nessa taxa aumentará.
Você pode ter acesso ao valor do percentual cobrado por essa taxa no site da B3, já que os valores para day trade podem sofrer variações.
IR – Imposto de Renda
Qualquer pessoa que realiza operações day trade, assim como investe na Bolsa de Valores, deve fazer a declaração do imposto de renda e efetuar o pagamento dessa taxa.
No caso de Day Trade, o IR é um pouco diferente. O percentual tributado é de 20% sobre o lucro obtido (para pessoa física e pessoa jurídica). Esse pagamento deve ser feito mensalmente pelo investidor através de pagamento de DARF, nos meses em que obtiver lucro, até o último dia útil do mês seguinte.
Nos meses que terminarem no prejuízo, você não paga e poderá abater o valor na sua declaração, incluindo os custos operacionais.
Caso você opere day trade e swing trade, por exemplo, deverá declarar os lucros de cada modalidade em DARF separadamente, já que os custos variam entre elas.
IRRF – O Chamado “Dedo Duro”
O imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF) no day trade é de 1% sobre o lucro. Ele é chamado de “dedo duro” pois informa indiretamente à receita qual o valor total do seu lucro nas operações de day trade.
Custos no Day Trade: Dicas para Reduzi-los
Existem algumas dicas que podem ajudar você, investidor, a diminuir os custos com as taxas cobradas em operações de day trade.
Para começar, você deve ir atrás de corretoras que trabalham com taxas de corretagem melhores e mais acessíveis.
Outro ponto, fundamental inclusive, é evitar o excesso de operações. Esse é um erro muito comum e aumenta consideravelmente seus custos operacionais.
E se você costuma operar em day trade com frequência, vale a pena buscar opções de corretora que oferecem planos especiais de pagamento para esse tipo de investidor. Caso já opere com frequência em determinada corretora, tente negociar para conseguir benefícios.
· Isenção de taxas
Outra dica para reduzir custos de operar day trade é avaliar se a corretora oferece a possibilidade de, em caso de operações com um lote pequeno de ações, haver a isenção da taxa de custódia, assim como da taxa de corretagem.
Conclusão
Portanto, agora que você já conhece as taxas e demais custos de operar em day trade, não se esqueça de considerá-los na hora de elaborar a melhor estratégia para garantir que suas operações na bolsa lhe rendam lucros cada vez maiores.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre os custos de operar day trade? Deixe o seu comentário!
E se você é iniciante, confira nosso guia sobre análise técnica.
Link permanente
Muito bom seu artigo bem informativo . Aqui vc tem alguma dica de como ter sinais mais acerto os