Como Começar a Operar Day Trade?

Como Começar a Operar Day Trade?

Tempo de leitura: 7 minutos

Por que tantas pessoas querem saber como começar a operar day trade?

A modalidade day trade vem atraindo cada vez mais investidores no Brasil e no mundo, atraídos pela oportunidade de ganhar dinheiro em curtíssimo prazo no mercado financeiro.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode se tornar trader. Você não precisa de formação acadêmica para isso. Porém, não é uma atividade fácil e existem riscos envolvidos – como em qualquer outra.

Em outras palavras, começar da forma errada pode lhe custar mais caro do que você gostaria.

Por isso, continue lendo até o final e descubra como começar a operar day trade da melhor forma possível!

1. Como começar a operar – Entenda o que é Day Trade

O primeiro passo é entender o que de fato significa day trade.

Day trade é a prática de comprar e vender um ativo (ações ou contratos futuros, por exemplo) no mesmo dia, no mesmo pregão.

Ou seja, todas as suas posições abertas no dia devem ser encerradas antes do fechamento do mercado.

O objetivo dos day traders é lucrar com as variações do preço do ativo no intraday, e as operações são realizadas através de uma plataforma de negociação.

2. Defina seu perfil de investidor e alinhe as suas expectativas

Para começar a operar day trade, você precisa definir seu perfil de investidor, além de ajustar as expectativas em relação a essa atividade.

Qual seu perfil de investidor?

O seu perfil de investidor depende da sua tolerância ao risco. Um investidor conservador é aquele que não tolera assumir muitos riscos.

Por outro lado, um perfil agressivo, ou arrojado, é aquele que se sente confortável com investimentos mais arriscados.

Atualmente, é papel das corretoras de valores adequarem os clientes de acordo com seu perfil de aceitação de risco, através de um processo chamado de suitability.

Se você tem dificuldade em aceitar riscos, é recomendado começar com modalidades de investimentos mais conservadoras, como renda fixa, por exemplo.

Outra alternativa seriam as operações de swing trade, onde em geral não se opera com alavancagem. Além disso, no swing trade você tem mais tempo para tomar decisões, enquanto no day trade você precisa ter atitude para agir nos momentos certos.

Ou seja, o day trade é uma modalidade de investimento considerada de alto risco. Portanto, é destinada a investidores com perfil arrojado ou agressivo.

Como começar a operar – Alinhe suas expectativas

alinhar expectativas em relação ao day trade

Em relação às expectativas, você precisa se perguntar quais são suas intenções ao operar day trade. Então, pense quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

É comum que nós iniciemos nesta carreira com a intenção de lucrar desde as primeiras operações.

Porém, no processo normal de desenvolvimento de um trader, inicialmente nós passamos por um período de aprendizado, onde quase sempre perdemos mais dinheiro do que ganhamos.

Depois de um certo tempo de aprendizado, passamos a ganhar aos poucos, até que chegamos no breakeven (recuperamos o dinheiro perdido).

A partir daí, se mantivermos a disciplina para operar seguindo um plano de trade, passamos a acumular lucros de forma consistente.

Mas lembre-se: sempre haverá perdas durante o caminho e você precisa aprender a lidar com elas.

3. Entenda como funciona o Day Trade

Se você se interessou pela carreira de day trader, o próximo passo é compreender como isso funciona na prática.

Para conseguir operar no mercado financeiro, você precisa de uma conta em alguma corretora de valores. Você pode abrir uma conta de forma totalmente online e gratuita.

Além disso, enquanto escolhe uma corretora, você precisa conferir as margens de garantia exigidas por ela para operar cada modalidade, além dos custos operacionais.

O que é margem de garantia?

Margem de garantia é um valor que você precisa ter em conta para poder operar ativos de mercados futuros, como mini Índice e mini dólar.

Ou seja, é como um “cheque caução” exigido pela corretora para garantir que você poderá pagar eventuais prejuízos. Isso aumenta a segurança das operações, diminuindo o risco de inadimplência.

O que é alavancagem?

Pense em alavancagem como um tipo de empréstimo, possibilitando que você consiga operar nos mercados futuros mesmo sem ter o valor total de um contrato cheio.

Portanto, alavancagem é uma forma de potencializar (alavancar) seus ganhos. Mas cuidado, porque isso também vale para as perdas.

diferença entre home broker e plataforma de negociação

Como dito, as operações de day trade geralmente são realizadas através de uma plataforma de negociação ou home broker, disponibilizados pelas corretoras de valores.

As plataformas são mais utilizadas para day trade, porque são mais robustas, completas e estáveis do que um home broker comum. Elas oferecem gráficos em tempo real, além de várias outras ferramentas, como indicadores técnicos, simulador, função replay de mercado, etc.

Qual a diferença entre home broker e plataforma de negociação?

Os home brokers são disponibilizados pelas próprias corretoras de valores de forma gratuita, onde as negociações são feitas online, geralmente no próprio navegador.

Já as plataformas são produtos oferecidos por empresas terceirizadas, em parceria com as corretoras. Portanto, cada corretora geralmente oferece uma variedade de plataformas, com planos e preços diferentes.

Por exemplo, a plataforma ProfitChart, considerada uma das melhores do mercado, é desenvolvida pela Nelogica, empresa de desenvolvimento de softwares de negociação, e pode ser contratada através de várias corretoras.

Por outro lado, o melhor home broker do país é o da corretora Clear, segundo a avaliação dos investidores brasileiros. Nesta pesquisa, realizada pela Yubb, o principal critério de avaliação foi a facilidade de uso do home broker.

4. Como começar a operar day trade – Invista em conhecimento

Agora que você já sabe o que é day trade e e como funciona, é hora de investir em conhecimento. Este é o passo mais importante para começar a operar day trade de maneira responsável.

sempre busque conhecimento sobre day trade

Existem algumas formas para criar estratégias operacionais e lucrar com day trade.

As principais são a análise técnica, também chamada de análise gráfica, onde aprendemos price action e indicadores técnicos, e a leitura de fluxo de ordens (tape reading).

Em análise técnica, uma dica é começar pelas tendências. Descubra como identificar tendências no gráfico. Além disso, o conceito de suporte e resistência também é fundamental, bem como as linhas de tendência.

Porém, ao mesmo tempo você precisa descobrir formas de reduzir os riscos e minimizar as suas perdas. Existem diversas estratégias de gestão de risco que darão um melhor controle sobre os trades e resultados.

Em outras palavras, manter um bom gerenciamento de risco é fundamental para que você consiga sobreviver tempo suficiente no mercado até acumular experiência e se tornar um trader profissional.

Portanto, você se tornará um(a) trader muito melhor ao dominar técnicas de análise gráfica e gestão de risco, porque isso ajudará você a manter o controle emocional durante as operações.

Conclusão

Como vimos, ser day trader vai muito além de apenas comprar e vender algo no mesmo dia.

Tornar-se um trader profissional envolve o desenvolvimento e a aplicação de um plano de trade, com regras de gestão de risco e com uma estratégia operacional bem desenhada.

Por fim, se você quer ser profissional, encare day trade justamente como uma profissão, e não apenas um hobby.

Invista em conhecimento e utilize mecanismos e regras de proteção contra perdas.

 

Agora que você já sabe como começar a operar day trade, é hora de buscar mais conhecimento e treinar bastante!

 

4 Comentários


  1. Blz Eduardo, já li quase todos os seus artigos. Como iniciante só tenho a agradecer por compartilhar. Apreendendo muito.
    Tenho um bom material adquirido, além dos seus e-books.
    Já perdi muito dinheiro, duas vezes em cripto (2019, 2021), começando do jeito errado, sem estudo. É difícil esquecer e superar.
    Pra mim importante agora é ter calma e investir em conhecimento (mercado futuro, forex).
    Em seguida iniciar com pouco ou usar o simulador para adquirir experiência e aos pouco ganhar confiança.
    Sempre analisando o contexto, “aperfeiçoando” a(s) estratégia(s) já apreendidas (avaliando e anotando os erros cometidos), e ao menos de início operando apenas o necessário – sem esquecer a gestão de risco.

    Responder

    1. Exatamente, amigo!

      Utilizar o simulador para testar estratégia por estratégia, por conta própria, para descobrir suas habilidades. Ou seja, descobrir em quais ferramentas você se sai bem, e focar nelas.
      Sempre anotando os resultados para analisar onde pode melhorar (ajustar stop-loss, alvo, etc).
      No início, aprendemos a dar importância para “reduzir as perdas”, respeitar e nunca alargar o stop-loss. Depois, com mais experiência e confiança, começamos a operar “para ganhar”. Nunca esquecendo a gestão de risco, claro.

      Responder

  2. B tarde bom estou começando a entender todos os conceitos disciplina estratégias planos tendências suportes resistências,já tomei 3 quebras de banca pequenas,mas dá p sentir e dói muitomas estou procurando aprender ao máximo e absorver tudo q for bom p mim e quem sabe daqui a um tempo breve novamente tentar operar na conta real, estou estudando todas as suas análises e aprimorando os meus conhecimentos . muito obrigado

    Responder

    1. isso aí, André. Tem que absorver tudo o que fizer sentido para você. Por isso não tem como ensinar uma “estratégia matadora” para todo mundo, porque cada um vai assimilar ou desenvolver habilidades diferentes.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *