Bandas de Bollinger – Como Operar [+3 Estratégias]

Bandas de Bollinger – Como Operar [+3 Estratégias]

Tempo de leitura: 9 minutos

“Bandas de Bollinger” é o nome de um indicador da análise técnica utilizado para operar day trade e swing trade. 

Os indicadores técnicos fornecem várias estratégias simples de serem implementadas. Portanto, eles podem servir como uma bússola norteando nosso caminho no gráfico. Você só precisa entender como eles funcionam.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é a Banda de Bollinger;
  • O que é desvio padrão;
  • Quais informações as Bandas de Bollinger fornecem;
  • Como operar Bandas de Bollinger – estratégias simples.

 

O que são Bandas de Bollinger?

Como dito, as “Bandas de Bollinger” são um indicador técnico. Elas fornecem uma visão sobre a faixa de volatilidade de um instrumento financeiro. 

Este indicador técnico usa uma média móvel de 20 períodos no meio com uma banda superior, acima da média móvel, e uma banda inferior, abaixo da média móvel. As bandas representam o canal de volatilidade no qual o preço provavelmente se moverá. 

faixas superior e inferior das Bandas de Bollinger
Em azul, as bandas superior e inferior. Em laranja, a média móvel de 20 períodos (banda média). Fonte: Trading View.

As bandas superior e inferior podem ser definidas para um, dois ou três desvios padrão. O desvio padrão é a medida estatística utilizada para estabelecer os níveis superior e inferior das bandas. 

Os níveis superior e inferior das bandas servem como níveis de suporte e resistência.

 

O que é desvio padrão?

O desvio padrão é o componente mais importante nas bandas de Bollinger. É basicamente um número que mostra o quanto o valor do preço difere do valor médio (que é a média móvel do meio). 

Por exemplo:

Se o desvio padrão for definido como 1, quase 65% da ação do preço ocorrerá dentro das bandas de Bollinger. 

Já se o desvio padrão for definido para 2, cerca de 95% da movimentação do preço estará contida nas bandas.

E, finalmente, se for definido como 3 desvios padrão, quase 99% por cento da oscilação do preço ocorrerá dentro das bandas.

 

Qual desvio padrão utilizar?

Traçar a banda de Bollinger com 1 desvio padrão produz mais sinais falsos em comparação com 2 e 3 desvios padrão. O desvio padrão 3 filtra a maior parte do ruído, no entanto também produz muito menos sinais de negociação. 

Portanto, a maioria dos traders prefere usar 2 desvios padrão. Dessa forma, teremos menos sinais falsos e ainda assim um bom número de trades.

 

Quais informações as Bandas de Bollinger fornecem?

As bandas de Bollinger se expandem ou contraem com base na volatilidade do mercado e fornecem informações úteis sobre:

    • a direção da tendência; 
    • continuação ou reversão da tendência;
    • período de consolidação e período de alta volatilidade;
    • possíveis rompimentos. 

As bandas se contraem quando há baixa volatilidade e se expandem quando a volatilidade é alta. Em outras palavras, a largura da banda se correlaciona com a volatilidade do mercado e, ao analisar a banda, você pode determinar facilmente a volatilidade do mercado.

A faixa ou banda superior indica o nível mais alto possível que o mercado deve atingir. Da mesma forma, a banda inferior indica o ponto mais baixo que o preço deve chegar. 

Do ponto de vista técnico, negociar perto dessas bandas fornece algum tipo de confiança de que o mercado está perto de um nível de suporte ou resistência. 

Uma regra geral é que:

    • quando o preço está próximo da banda superior está “sobrecomprado” (leia-se: caro demais para comprar);
    • quando está perto da banda inferior está “sobrevendido” (leia-se: barato demais para vender). 

Este conceito simples por si só fornece muitas estratégias ou oportunidades para operar.

 

Como operar as Bandas de Bollinger – Estratégias simples

Uma das estratégias de negociação mais simples da banda de Bollinger começa determinando se o preço está acima ou abaixo da banda de Bollinger intermediária (a média móvel).

Se o preço estiver acima da média móvel, você pode, de preferência, assumir uma posição comprada (“long position”) e realizar o lucro na banda superior ou perto dela, enquanto o stop-loss estaria logo abaixo da banda média. 

Da mesma forma, se o preço estiver abaixo da banda média, você pode se preparar para fazer uma entrada de venda (“short position”) e realizar seu lucro na banda inferior ou próximo dela. O stop-loss para este trade seria um pouco acima da banda média.  

Outra estratégia de negociação que você pode adotar é quando o preço atinge a banda de Bollinger superior ou inferior. 

Por exemplo, se o preço estiver próximo da banda de Bollinger superior, é provável que seja a indicação de um mercado de sobrecompra, portanto, você pode se preparar para uma entrada de venda naquele momento.

Estratégia com Bandas de Bollinger
Quando preço atinge a banda superior, se prepare para vender. Quando se aproxima da banda inferior, se prepare para comprar. Fonte: Trading View.

Seu “take profit” (realização do lucro) seria na banda média ou perto da banda inferior. Idealmente, o stop-loss para este trade seria logo acima da banda superior. 

Da mesma forma, se o preço cair para a banda inferior, é uma indicação de um mercado de sobrevenda e você pode planejar a compra do ativo. 

Sua realização de lucro seria na faixa média ou logo acima dela. Finalmente, o stop-loss para este trade estaria abaixo da banda inferior.

 

1. Estratégia de rompimentos com Bandas de Bollinger

A banda de Bollinger é um indicador versátil e é igualmente útil para uma estratégia de rompimento.

Um rompimento ocorre quando o mercado se move para fora de uma área de suporte ou resistência. 

Portanto, a estratégia de rompimento usando bandas de Bollinger seria comprar quando o preço romper acima da banda superior e, inversamente, vender quando romper abaixo da banda inferior. 

O stop-loss na estratégia de rompimento normalmente permanece perto da banda média de Bollinger. Para determinar o nível de saída, você pode usar o RSI ou o estocástico. 

Por exemplo, se você assumiu uma posição comprada em um rompimento e a linha RSI está na zona neutra, você pode continuar segurando até que ela alcance perto da zona de sobrecompra.

Estas são as estratégias de negociação mais simples que você pode adotar usando o indicador Bandas de Bollinger.

No entanto, essas estratégias dependem apenas de uma única ferramenta técnica e nem sempre podem produzir resultados positivos. Para agregar mais valor à análise, você também pode analisar outros indicadores ou ferramentas técnicas de price action.

 

2. Estratégia de estreitamento ou contração (“Squeeze”)

A estratégia de contração é outra estratégia simples de negociação da banda de Bollinger. 

Essa estratégia entra em ação quando a faixa de negociação fica estreita, o que também diminui a distância entre as bandas. 

A contração das bandas é uma indicação de uma faixa de negociação estreita, mas também indica que haverá um grande movimento em qualquer direção.

Portanto, a primeira coisa nessa estratégia é identificar o estreitamento. Identificá-lo é fácil, pois você pode ver claramente quando a distância entre as faixas superior e inferior diminui. 

Estratégia de estreitamento das bandas de bollinger
Entre as linhas tracejadas vemos uma área de estreitamento das bandas. Fonte: Trading View.

A segunda coisa para ver é por quanto tempo o preço se consolidou em uma faixa estreita. Lembre-se de que quanto mais o preço se move na faixa estreita, mais provável é que o mercado penetre nas bandas de Bollinger e continue na direção do rompimento.

Depois de identificar o estreitamento e verificar a duração da consolidação, você precisa prestar atenção ao padrão de preços. Os candlesticks fornecem informações valiosas sobre a ação do preço. 

Se você estiver tendo candles com máximas mais altas, provavelmente a banda superior terá um rompimento e você deve se preparar para comprar. 

Por outro lado, se os candles mostrarem mínimas cada vez mais baixas, é mais provável que a banda inferior seja rompida e você deve começar a se preparar para as entradas de venda.

 

3. Cruzamento da média móvel utilizando a Banda de Bollinger como alvo

Outra estratégia simples de aplicar é operar o cruzamento do preço com a média móvel, utilizando a faixa superior/inferior como alvo para o trade.

E para aumentar a eficácia, o ideal é entrar sempre a favor da tendência.

Por exemplo:

Se você lembrar que a primeira coisa a observar no gráfico é a tendência maior, então teremos 3 possibilidades:

  • Mercado em consolidação: não operar;
  • Tendência de alta: operar quando o preço cruzar a média móvel de baixo para cima, com o alvo um pouco antes da banda superior;
  • Tendência de baixa: entrar vendido quando o preço cruzar a média móvel de cima para baixo. O alvo seria um pouco acima da banda inferior.

 

Conclusão

Por fim, use este conhecimento, teste as Bandas de Bollinger no seu operacional e experimente usar outras ferramentas da análise técnica em conjunto.

As Bandas de Bollinger funcionam bem com indicadores osciladores, como o estocástico ou o RSI (Relative Strength Index, ou Índice de Força Relativa).

Agora que você já sabe como usar as Bandas de Bollinger, é hora de praticar! Não esqueça de deixar seu comentário/feedback.

12 Comentários


    1. Boa tarde, José.
      Geralmente configuramos as bandas de Bollinger para 2 desvios padrão.
      Desvio padrão é uma medida de dispersão em torno da média móvel. Então, quanto maior o desvio padrão, mais longe da média estarão as bandas superior e inferior.

      Responder

  1. Excelente explicação, Eduardo! Esclareceu a teoria e a aplicação de forma concisa e direta. Gratidão por compartilhar. Estou usando em cripto moedas, na Crypto.com.

    Responder

  2. NoGráfico fica claro o sequinte: quando o preço viola a Banda Superior, o ativo, provavelmente, atinge seu tôpo, então esta sobrecomprado (sinal de vender); quando viola a Banda Inferior, provavelmente, atinge seu fundo,então está sobrevendido (sinal de comprar)…

    Responder

    1. Boa noite, amigo! Tudo bem?

      Sim, essa é uma forma de analisar. O problema de “comprar quando está sobrevendido” e “vender quando está sobrecomprado” é que muitas vezes tomamos stop, porque o preço continua se movendo no mesmo sentido, apesar do sinal do indicador.

      Por isso, a forma mais segura de interpretar é a seguinte:

      – Sobrecomprado = não comprar
      – Sobrevendido = não vender

      Caso você prefira testar a estratégia de vender quando sobrecomprado e comprar quando sobrevendido, o ideal é associar algum outro sinal que indique reversão do preço.

      Por exemplo, se o preço chegar numa zona sobrecomprada, antes de vender, espere o preço chegar em algum nível importante de resistência para definir a entrada.

      Abraço!

      Responder

  3. caramba, eu nunca soube como fazer no rompimento das bandas.
    muito obrigado pela explicação, valeu mesmo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *